Município Destaques Estrela

Doação de área do Porto é solicitada pelo Governo de Estrela

Pedido de gerenciamento em definitivo também da área, colaborando para com a municipalização da gestão, foi oficializado pelo prefeito Elmar Schneider ao presidente da Assembleia Gaúcha, deputado Gabriel Souza, em assembleia da Amvat realizada na Estrela Multifeira

O auditório da Empresa Logística Estrela (Elog), situado no Porto de Estrela, foi palco, na tarde desta sexta-feira (05), da assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). A reunião fez parte da programação oficial técnica da Multifeira. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente Paulo Kohlrausch, tendo como palestrantes o presidente da Assembleia Legislativa do RS (ALRS), deputado Gabriel Souza; o procurador-geral de Justiça do Estado, Marcelo Lemos Dornelles; e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. Na ocasião, o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, protocolou o pedido de doação da área ao presidente Gabriel Souza, o que caso aceito iria colaborar para a gestão integral do Porto de Estrela por parte do governo municipal.

O prefeito Elmar Schneider foi o primeiro a se manifestar, e surpreendeu a muitos quando realizou o pedido. “Hoje são muitas as figuras ilustres, representativas, amigos que aqui nos prestigiam. Contamos, além dos nossos palestrantes, Gabriel Souza, Marcelo Lemos Dornelles, Sebastião Melo, com a presença aqui neste espaço de deputados estaduais, federais, outros políticos regionais, empresários, diversas lideranças sociais e econômicas”, iniciou.

“Pois aqui neste mesmo local, em 10 de novembro de 1977, se fazia presente o então Presidente da República, Ernesto Geisel, para inaugurar o Porto de Estrela que por 30 anos nos serviu”, argumentou. “Pois no mundo moderno de hoje, de combustíveis com preços elevados, insumos caros, esses 49 hectares de terra estão praticamente todos à disposição. Imaginem o potencial disso tudo a serviço, não apenas de Estrela, mas do Vale, do Estado, do País, caso nos seja viabilizada sua retomada em definitivo”, indagou o prefeito, antes de entregar um documento oficializando o pedido de repasse da área do Porto ao presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Gabriel Souza.

A assembleia teve sequência. Depois do presidente da Amvat, Paulo Kohlrausch, que salientou a força do Vale na diversidade vista na Multifeira, foi Gabriel Souza que fez uso da palavra. Em sua fala, ele fez um balanço da atual gestão da ALRS, da importância das privatizações das empresas que hoje não são mais tão fundamentais nas mãos do Estado e que podem ser substituídas pela iniciativa privada; e salientou a necessidade, para a concorrência econômica do RS com outros Estados, de se seguir com os constantes investimentos em infraestrutura, e citou, entre estes pontos, o Porto de Estrela e as rodovias que cercam a região. Sobre a possibilidade de concessão da área do porto ao município em definitivo, comentou.

“Considero essa área fundamental para o desenvolvimento do Estado, e avalio como muito mais significativa e efetiva a chance de o município, que está mais perto, presente do respectivo espaço, cuide das políticas. Portanto, o governo municipal de Estrela pode ter a certeza de que vai contar com o meu apoio para que, em conversas com nossos deputados, nosso governador, esse assunto seja encaminhado e tratado com todo o carinho e atenção que merece, já que colabora para o desenvolvimento regional e estadual que também tanto desejamos”, resumiu.