Cultura Estrela

Domingo Cultural com espetáculo de cordas em Estrela

Show do multi-instrumentista Matias Oliva será realizado na Câmara de Vereadores com entrada franca

Instrumentos são transcendentais

Uma edição especial do projeto ReSitar marcará o fim da atual semana de estrelenses e visitantes no próximo dia 28. O Domingo Cultural trará ao público um espetáculo de 108 cordas, com instrumentos populares da cultura indiana, hindu e outras do Oriente Médio, apresentado pelo artista Matias Oliva. Quem quiser prestigiar o show, a partir das 19h, não pagará nada por isso. A entrada na Câmara de Vereadores será franca.

O ReSitar 108 Cordas é conduzido pelo multi-instrumentista Matias Oliva, eterno estudante da musicalidade e do som primordial. De acordo com a apresentação do espetáculo, o ReSitar iniciou como um recital de Sitar Indiana, de 19 cordas, com meditação guiada pela força vibracional do instrumento, acompanhado de mantras para que todos juntos recitassem os cantos sagrados. Mas neste ano houve reforços de outros instrumentos de cordas, dando origem ao ReSitar 108 cordas, que estreou em Santa Catarina.

Partindo da música clássica indiana, o projeto define-se com a simplicidade, as vezes passeando até mesmo por sonoridades caipiras, buscando em cada toque, momentos de alta vibração, ativando o canal da intuição. No espetáculo, Matias Oliva toca instrumentos de cordas como o Sitar Indiana (19 cordas), Sarod (25 cordas); Sarangi (39 cordas); Sitaruba (20 cordas); Tarang (5 cordas). “A essência da prática continua a mesma, uma meditação guiada por instrumentos orientais, mantras e uma meditação introspectiva, pois deixamos para compartilhar dúvidas e experiências somente ao final do Recital”, explica ele. Na fanpage do artista (@olivamusica) é possível assistir a algumas apresentações.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Assessoria de Imprensa de Estrela