Cultura Estrela

Domingo Cultural de Estrela em espetáculo de 108 cordas

Show do multi-instrumentista Matias Oliva encantou público que compareceu à Câmara de Vereadores

O projeto Domingo Cultural contou mais uma edição esta semana. Um bom público acompanhou, no domingo à noite, a apresentação franca do multi-instrumentista Matias Oliva, com o espetáculo ReSitar. Neste, Oliva, estudante da musicalidade e do som primordial, contou com o auxílio dos instrumentos Sitar indiana (19 cordas); Sarod (25 cordas); Tarang (5 cordas); Mayuri veena (25 cordas) e Sarangi (34 cordas), que totalizam 108 cordas. Foram muitos os presentes que depois do espetáculo aproveitaram a oportunidade para tirar fotos com os instrumentos, ainda bastantes desconhecidos no Brasil.

Transitando por estudos da espiritualidade, foi em 2014 que Oliva conheceu, através de mantras e músicas meditativas, a Sitar indiana. O encanto foi imediato e ele passou a desenvolver a técnica. “Naquele momento começaram os estudos e as práticas meditativas da música devocional, onde o objetivo era se desvencilhar cada vez mais dos desejos do ego e oferecer o talento para canalizar sons e mensagens positivas, restaurativas”, destacou. “A música é a linguagem do coração, por isso deixamos de lado a razão, a mente, que está sempre nos levando ao passado, ou nos deixando ansiosos pelo futuro, impedindo que desfrutemos do presente”, explicou ele ao público.

No espetáculo, Oliva misturou momentos de meditação guiados pelo que chama de “força vibracional” dos cinco instrumentos utilizados, com outros momentos de pura apreciação do silêncio e demais técnicas como os mantras. Para tanto partiu da música clássica indiana e apresentou outras canções que passaram por diversas sonoridades, que levaram o público ao encantamento e aplausos. “O silêncio também é importante durante o recital, pois é o momento de observar as sensações e absorver energias de cura e entendimento.” Na fanpage do artista (@olivamusica) é possível assistir a algumas de suas apresentações.

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Airton Engster dos Santos/Divulgação
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela