Rural - Agricultura Mato Leitão

Doses da Aftosa a partir de 02 de maio

A primeira etapa da campanha anual de vacinação contra a febre aftosa começa na próxima quinta-feira, 2 de maio. Como forma de incentivo, a Prefeitura irá adquirir e distribuir gratuitamente as doses da vacina para os produtores do Município. A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente confirmou 4,5 mil doses (300 frascos).

Para ter acesso ao material o agricultor precisará estar em dia com a declaração anual de animais. Os produtores que não comprovarem a imunização do seu rebanho ficam impedidos de transitar com os animais até regularizar a vacinação e serão autuados conforme determina o Decreto Estadual 52.434/15. O valor inicial da multa é de R$ 1.172,13.

É importante destacar que neste ano a vacina contra Febre Aftosa sofreu importantes alterações na sua formulação: houve uma redução na dosagem de aplicação de 5ml para 2 ml; a vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O (removido tipo C). A composição do produto também foi modificada com intuito de diminuir as reações vacinais.

 

STR

Equipe do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) atenderá na Secretaria da Agricultura na próxima segunda-feira, 29, início às 13h.

 

SAIBA MAIS

Aftosa- vacinação é obrigatória para todos os bovinos e búfalos e o objetivo é a proteção do rebanho gaúcho contra esta doença grave, altamente contagiosa e responsável por grandes prejuízos econômicos e sociais.

 

 

Assessoria de Imprensa de Mato Leitão