Alimentação RS RSS Estrela

Duas primeiras empresas de Estrela obtêm selo do Susaf

Agrosalsicharia Diehl promete focar no ramo das lancherias (Foto: Divulgação)

Depois de em novembro o município obter a publicação da portaria de adesão de Estrela ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), Estrela conta a partir de agora com as duas primeiras empresas aptas a comercializarem seus produtos para fora do município. Das cinco que inicialmente se cadastraram e cumpriram os primeiros processos legais, participando do movimento liderado pela Secretaria de Agricultura de Estrela, a Agrosalsicharia Diehl e a Agroindústria Hammes são as primeiras a obterem o selo definitivo do Susaf. Basta constá-lo nas embalagens para que a comercialização esteja liberada. As empresas Q-Carne Comércio de Gêneros Alimentícios Ltda.; Apiário Horn e Estrelat seguem buscando vencer os requisitos técnicos e burocráticos do processo. Outras agroindústrias também já se movimentam neste sentido.

Ainda no ato de novembro, que entre outras autoridades e convidados contou com a presença do fiscal agropecuário da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria Estadual da Agricultura, João Alberto Prado, já se prenunciava que os primeiros selos seriam logo emitidos para as empresas estrelenses. Para o secretário da Agricultura José Adão Braun, a confirmação disto é um sinal de que a partir de agora isso se tornará mais fácil para as outras empresas interessadas e dispostas. ‘“Tivemos sucesso nestes dois primeiros casos. As outras três apenas precisam ainda fazer alguns ajustes, e outras já se mobilizam para o mesmo objetivo”, explica. A expectativa agora, segundo ele, é chegar em pouco tempo a dez empreendimentos comercializando por meio do sistema.

Para o sócio-proprietário da Hammes, André Luiz Hammes, é a consolidação de um trabalho que vem sendo realizado há bastante tempo. “Temos este objetivo não é de agora. Fomos buscando o que era necessário aos poucos. Tanto que já tínhamos, há mais de um ano, uma equipe focada a vir trabalhar com esta possibilidade quando saísse essa conquista”, diz. “Esperamos que até a próxima semana os nossos rótulos já estejam com o selo. Vamos começar atuando aqui pela região mesmo”, revela. Para o sócio-proprietário da Diehl, Lauro José Diehl, trata-se de um momento de comemorar mas também focar o trabalho. “Foi um processo inicialmente até bastante burocrático. Tínhamos receio que agora, com a troca de Governo, novas exigências sairiam. Mas depois que o município obteve a adesão, esta última etapa até saiu bastante rápida”, explica. “Agora é arregaçar ainda mais as mangas e trabalhar para as portas que foram abertas para a gente. Inicialmente temos como objetivo focar no ramo de lancherias. Já são bastantes os clientes que têm nos procurado”, revela.

Texto: Ascom Estrela