Artigos - Saúde e Bem-estar

“Dúvidas e Crenças sobre Alimentação” – por Daiane Bergamaschi

Daiane Bergamaschi (Foto: Divulgação)

Você lembra de alguma informação relacionada à alimentação que escutou na mídia ou por outras pessoas? Muitas delas se referem às crenças comuns sem fundamento científico, e acabam se tornando verdades para muitas pessoas. Vamos conhecer algumas?

Comer abacaxi após as refeições ajuda a emagrecer. Mito: O abacaxi auxilia no processo digestivo devido à presença da enzima bromelina, mas não auxilia no processo de emagrecimento.

Suco depois de um certo tempo perde suas propriedades. Verdade. Grande parte das vitaminas é oxidada, pela luz ou pelo oxigênio, então acaba diminuindo mesmo.

Comer abacate engorda. Mito. O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas se consumida em quantidade adequada não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam a gordura presente no abacate não é a gordura saturada e sim o tipo de gordura saudável, a insaturada. Auxilia muito na saciedade.

Queijo amarelo tem mais gordura que o branco. Verdade: A cor amarela está ligada ao alto teor de gordura do leite. Sendo assim, os queijos amarelos também são mais calóricos em comparação com os brancos.

Os óleos têm muito colesterol. Mito: Os óleos têm origem vegetal e portanto não têm colesterol. O colesterol é sintetizado pelos seres animais e não está presente em nenhum produto de origem vegetal.

É muito importante que as pessoas busquem informações em fontes confiáveis. Os profissionais da saúde são as pessoas mais indicadas para esclarecer e sanar dúvidas!

Daiane Bergamaschi – Nutricionista Pós-graduada em Gestão da Qualidade no Processamento de Alimentos