Cultura RS RSS Destaques Lajeado

Edital do Circuito Cultural é lançado pela Prefeitura de Lajeado


Para Caumo, é um grande desafio colocar este projeto em prática (Foto: Rafael Scheeren Grün)

A Prefeitura de Lajeado lançou, nesta terça-feira (24), o edital de chamamento público para apresentação de projetos para o Circuito Cultural Lajeado. Realizado no salão de eventos da prefeitura, o evento contou com autoridades municipais, estaduais e representantes de entidades culturais do município que aproveitaram o momento para tirar dúvidas acerca do edital. O projeto conta com financiamento do Governo do Estado do Rio de Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer/ Pró-cultura RS – Fundo de Apoio a Cultura (FAC), do qual receberá R$ 100 mil, com contrapartida de R$ 43 mil do município, oriundos da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Lajeado.

Conforme o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, é um grande desafio colocar este projeto em prática. “Nosso município não tem tradição de lançar editais como este, mas que isto se torne uma rotina. Lançar editais com o propósito de fomentar a cultura em Lajeado”, afirmou Caumo. Para a presidente do Conselho Municipal de Cultura de Lajeado, Ana Cecília Togni, está se iniciando um movimento para dar a cara da cultura de Lajeado. Por sua vez, o titular da Secel, Carlos Reckziegel, afirmou que nada se faz sozinho. “Os recursos disponibilizados através do lançamento deste edital só poderão ser aplicados caso as entidades apresentem projetos”, explicou. O secretário também salientou sobre a proposta de descentralizar as atividades culturais realizadas em Lajeado. “Nosso objetivo é levar as atividades para os bairros da cidade, facilitando o acesso daqueles que residem longe do centro”, concluiu.

Já o secretário adjunto de estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), André Kryszczun, destacou a importância de Lajeado ter o seu Conselho Municipal de Cultura, bem como o Fundo Municipal da Cultura. “Estes foram um dos fatores preponderantes que habilitaram Lajeado a receber os recursos para o Circuito Cultural”, disse Kryszczun.

Em seguida, ocorreu o 1º Encontro de Capacitação com a proponente do Projeto do Circuito Cultural Lajeado, Ana Lúcia da Silva, que detalhou aspectos importantes a serem integrados na apresentação dos projetos que contemplem os objetivos do Circuito Cultural Lajeado. Entre as recomendações, Ana disse que os interessados não podem buscar patrocinadores. “Porém , isso não significa que vocês não possam buscar parcerias para a realização de seus projetos”, destacou Lúcia. Além disso, ela frisou que apenas entidades de Lajeado poderão apresentar projetos para o Circuito Cultural.

Saiba mais

A análise dos projetos será feita pelo Conselho Municipal de Cultura. O Circuito Cultural será dividido em três frentes: a primeira se destina ao fortalecimento da cultura gaúcha por meio de seminários, oficinas e apresentações do tradicionalismo gaúcho nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado. A segunda se fundamenta na utilização de espaços públicos nos bairros para a realização de atividades culturais. Já a terceira frente se destina a fomentar ações culturais que se relacionem com traços da história de Lajeado, tendo como local de encontros o Parque Histórico de Lajeado.

O período de inscrições irá vigorar entre os dias 25/07/2018 a 24/08/2018 de 2018. O edital de chamamento público do Circuito Cultural Lajeado está disponível no endereço: http://twixar.me/vBG3

Texto: Ascom Lajeado