Educação Encantado RSS

Educação, Crise e a Cultura Brasileira – por Luciano Fontana

IMG-20170717-WA0029Hoje são mais de 14 milhões de desempregados no Brasil, segundo o IBGE. E este quadro tende a aumentar. As previsões mais otimistas falam de uma retomada da economia a partir do segundo semestre de 2018. A crise econômica e política afeta negativamente uma boa parte das empresas e das pessoas de todo País.

E o que podemos fazer num cenário tão negativo? Na minha humilde opinião, cada vez mais precisamos nos preparar com aperfeiçoamento e qualificação profissional. Vejo empresas crescendo neste cenário difícil, porque tiveram o pensamento de estruturar bem o seu setor investindo pesado em treinamentos e profissionalização.

Talvez este momento de “crise da economia brasileira” seja o momento para você repensar o seu negócio, a sua carreira profissional. Pense: onde você quer chegar com o negócio que tem? Qual seu objetivo como empresa ou empresário? Qual a carreira que você quer seguir? Quem você quer ser?

Infelizmente no Brasil não temos a cultura do planejamento. Muitos de nós apenas surfa a onda, deixa a vida nos levar. Não nos preparamos corretamente para os desafios que possam surgir. Talvez seja melhor ficar reclamando do que agir, do que ser proativo, o que acha?

Tenho certeza absoluta de que quem espera, nunca alcança. Devemos fazer por merecer, perseguirmos nossos sonhos e planejarmos a nossa vida. E aqui entra a Educação. Vivemos num País onde prevalece a lei do menor esforço, damos pouca importância a formação continuada. Achamos que porque conseguimos um diploma ou um certificado já é o bastante. Mas eu digo a vocês, não é o bastante, e volto a perguntar, quem você quer ser? Que marca você quer deixar na comunidade onde mora? Você quer ser respeitado ou quer ser mais um que passa despercebido?

Caso você queira construir uma carreira sólida e ser referência no seu meio, só há uma forma: Educação. Invista na sua marca que é você. Construa conhecimentos que podem servir de referência ao seu negócio ou as pessoas de seu meio. Planeje, dedique-se, estude, persista, insista e não desista. Quando caminhamos na estrada certa, sempre chegaremos ao nosso destino.

Uma forma de investir seu tempo e dinheiro para uma formação profissional são os Cursos Técnicos. O Governo Federal vem investindo muito na divulgação dessa modalidade pelo fato de ser uma forma de ensino rápida e de baixo investimento, resultando num ótimo retorno para empresas e profissionais. Segundo uma pesquisa do SENAI, os Cursos Técnicos tem índice de 90% de empregabilidade e pode aumentar a renda do trabalhador em até 24%.

Os Cursos técnicos, antes esquecidos pelos sistemas de educação, hoje vem alcançando um crescimento bastante significativo diante de outros cursos. Só para ter uma ideia, na Europa, mais de 50% dos jovens de 18 a 24 anos fazem o ensino Técnico antes de ingressarem no ensino superior. Dessa forma, eles tem facilidade para ingressar no mercado de trabalho, ganham maturidade e amadurecimento para decidir em que área deverão seguir, além de conseguirem fazer uma poupança para continuarem os seus estudos.

Luciano Fontana
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2005); Formado em Gestão e Liderança pela Escola de Executivos e Negócios do Instituto Albuquerque (2010); Formado em Professional and Self Coaching, Leader Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, com quatro certificações internacionais (Behavioral Coaching Institute – BCI, International Association of Coaching – IAC, European Coaching Association – ECA e Global Coaching Community – GCC (2012)). Pós Graduado em Gestão Educacional pela UNISEB (2015). Empresário e Sócio – Fundador da Lume Centro de Educação Profissional, com experiência de mais de 11 anos atuando nas áreas de Liderança, Gestão de Pessoas e Equipes, Vendas, Administração e Finanças. Com mais de 700 horas em cursos e treinamentos de aperfeiçoamento comportamental e profissional.