Economia Educação Mato Leitão

Educação fiscal com o Mascote Feijão Mágico

Em Mato Leitão são desenvolvidas durante o ano diversas atividades no Programa Municipal de Educação Fiscal, que tem como objetivo principal informar aos cidadãos a função socioeconômica dos tributos, através da parceria entre as secretarias de Finanças e Educação. Uma das ações envolveu crianças da Escola Infantil Vó Olga.

A turma do Nível 4 C, acompanhados das professoras Rejane Scheibler e Tainá Lermen, recebeu o mascote ‘Feijão Mágico’ que auxiliou no projeto com sementes. O feijão foi explorado por suas características (uso na alimentação) e também pela história ‘João e o Pé de Feijão’. Cada criança pôde plantar sementes e conhecer o processo de germinação da planta.

Em suas pesquisas, os alunos descobriram que é possível fazer um bolo com feijão, que acabou se tornando o desafio para turma. Na roda de conversa, a professora montou a lista com os ingredientes para desenvolver a receita. Após debates, os alunos decidiram ir ao supermercado para adquirir os produtos e observar a necessidade do dinheiro para efetuar a compra. Um dos ensinamentos envolveu diretamente o feijão, que precisa ser cultivado, colhido, embalado para depois ser vendido no comércio.

Ao final das compras, os alunos pediram nota fiscal, representando que as crianças estão contribuindo com os impostos e que, esse tributo, auxilia na compra da merenda escolar servidas nas escolas do Município. O mascote ‘Feijão Mágico’ está inclusive visitando as casas dos alunos para contar a sua história!

 

O QUE É

Educação Fiscal é um programa que visa compartilhar conhecimento e interagir com a sociedade sobre a origem, aplicação e controle dos recursos públicos, a partir de uma abordagem didático-pedagógica interdisciplinar e contextualizada, capaz de favorecer a participação social.

 

 

Assessoria de Imprensa de Mato Leitão