Vera Cruz Iniciativa Destaques

Educação investe 127 mil reais em kits de alimentos para famílias

Entre quarta e sexta-feira desta semana, dias 20, 21 e 22 de outubro, 2.236 famílias de estudantes matriculados nas 20 escolas da rede municipal de ensino de Vera Cruz estarão recebendo kits com alimentos não perecíveis. A entrega, articulada pela Secretaria de Educação, ocorre diretamente nas escolas e atende a Lei Federal n° 13.987/2020. A intenção é auxiliar na alimentação das crianças da educação infantil ao ensino fundamental, devido às dificuldades enfrentadas pelos pais e responsáveis durante a pandemia.

Conforme a titular da pasta, Micheli Katiani Rech, o número de kits foi adquirido após levantamento da pasta, realizado ainda em agosto, quando as turmas estavam em revezamento semanal. “Embora as escolas já tenham retornado com aulas 100% presenciais, o repasse ocorre em razão dos estudantes terem tido aulas de forma remota por vários meses”, justifica.

Todas as famílias interessadas em receber os alimentos responderam positivamente um questionário enviado pelas escolas. Após o levantamento, foi realizado processo licitatório para compra dos mantimentos, tendo sido investidos cerca de R$ 127.000,00 para a compra dos alimentos. O kit contém feijão, arroz, lentilha, farinha de trigo, farinha de milho, fermento, sal, massa, óleo de soja e leite, conforme determina o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Além disso, de acordo com a nutricionista da Secretaria de Educação, Caroline Ortolan, foram observadas as necessidades alimentares especiais das crianças e elaborados quatro diferentes kits, um para os estudantes sem restrições alimentares, outro para os que possuem intolerância a lactose, outro para os alérgicos a proteína do leite de vaca, e um último para os fenilcetonúricos.