Esporte Mulher Estrela

Elas tomaram as ruas de Estrela

A “6ª Só Elas/Rola Moça – Corrida, Caminhada e Kangoo reuniu mais de 1,1 mil mulheres em torno de diversas atividades

Mais de 1,1 mil mulheres. De todas as idades. Caminhando ou correndo, com ou sem o kangoo, já mais conhecido e popular. Cada qual ao seu ritmo, com objetivos distintos: apenas participar; superar seus próprios limites ou cruzar a linha de chegada na frente de outras. Realizada no domingo pela manhã, a 6ª edição do Só Elas/Rola Moça – Corrida, Caminhada e Kangoo refletiu mais uma vez uma pluralidade de sentimentos. O evento, realizado dentro da programação do XIV Multimulher, superou as expectativas. Tanto daquelas que participam desde a sua primeira edição em 2015 quanto das novatas na promoção da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), que contou de novo com o patrocínio master da Roça Moça, empresas parceiras e entidades como Rotary, Lions e outras.

Natural de Recife (PE) e há oito anos radicada em Estrela, Natacha Silva diretora do Grupo de Dança Ritmo e Cia., do Bairro Boa União, participou da Só Elas pela primeira vez, incentivada pela aluna Ramona Azeredo, que estreou no ano passado. “A vibração é muito boa, um evento incrível”, diz Ramona. Natacha também era só elogios à prova e garantiu que no próximo ano virá com mais alunas de seu grupo. “Está maravilhoso”, afirmou. A Só Elas ocorreu mais uma vez em benefício da Liga Feminina de Combate ao Câncer. A presidente da entidade, Ana Ely, elogiou a iniciativa, pois é mais uma oportunidade de divulgar o trabalho das voluntárias no auxílio às mulheres portadoras da doença. “É uma parceria importante”, frisou Ana, destacando o crescimento da promoção. Ela lembrou que todo o trabalho da entidade, nesta e em outras ações, realizadas ao longo do ano, reverte para as pacientes atendidas.

Café da manhã e serviços

Como era previsto, a movimentação ao redor do Parque Princesa do Vale iniciou cedo. Carros com placas de diversas cidades das mais de 50 cadastradas nas inscrições estacionavam nas ruas laterais. As participantes, já trajadas com as camisetas temáticas do evento, chegavam acompanhadas de homens e crianças e mesmo outras mulheres, carregados de bolsas e cadeiras: a torcida seria grande. Já dentro da estrutura montada exclusivamente para a prova, aproveitaram atrações como o serviço de massoterapeutas, análise de pele com a Clínica Autêntica e as primeiras sessões de fotos oficiais, principalmente no popular painel que trazia o nome de todas as inscritas. Nos minutos que antecederam o aquecimento geral e a largada, oportunidade para um bate-papo com outras participantes conhecidas durante o reforçado café da manhã da Confeitaria Saborita, que também sorteou brindes.

Prova

A largada para a prova, que mais uma vez ocorreu em duas distintas distâncias (caminhada e kangoo; 3km; corrida 5km), teve sua largada e chegada no Parque Princesa do Vale, com percurso pelas ruas Júlio de Castilhos, Bruno Schwertner, Cel. Müssnich e Avenida Rio Branco. No trajeto, incentivo de quem apenas assistia, visto o esforço necessário das atletas, principalmente as da corrida, para superar o sol forte e a intensa temperatura. Nos metros finais, ainda mais apoio, principalmente de familiares que se aglomeravam no local. Ao cruzar a linha de chegada, a redenção: medalha no peito (todas receberam a de participação); fruta, água e um refrescante sorvete.

Premiação

Enquanto algumas mulheres ainda chegavam, o cenário era preparado para as atrações seguintes, entre elas a premiação geral e o tradicional brinde de espumante, realizado com a taça que integrava o kit de inscrição. Quem ainda tinha fôlego participou das aulas de zumba e kangoo. Outros sorteios de brindes foram realizados. Ao fim, um kit especial da patrocinadora master para as vencedoras das provas de corrida e kankoo.

Na corrida, das 428 que largaram, 351 completaram a prova. Christiane Alves (00:20:26) foi a mais rápida, seguida de Joseane Soares (00:21:07) e Claudete Conceição de Lima (00:21:08). No kangoo 3 km, 164 atletas largaram, sendo que 136 completaram a prova. A campeã foi Franciane Gabiatti (00:12:37); seguida de Cátia Raquel Rataizki (00:13:15) e Delair Gonçalves Dalaqua (00:13:33).

Textos: Paulo Schneider e Rodrigo Angeli
Fotos: Paulo Schneider/Prefeitura de Estrela
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela