Educação RSS Lajeado

Em abril, processos de migração ganham destaque em eventos

migracoes
Evento ocorre de 6 a 8 de abril (Foto: Tuane Eggers)

Com o objetivo de promover a reflexão e o debate sobre os diferentes processos de migrações ocorridos no decorrer dos últimos três séculos (XIX, XX e XXI), realizando uma análise crítica tanto no tocante histórico quanto na relação com outros campos das Humanidades, como a Antropologia e Sociologia, a Univates sedia, em abril, o XIII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-brasileiras e o Seminário Nacional Migrações Históricas e Recentes.

Os eventos são promovidos pela Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-brasileiras, pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (Univates), pelo Curso de História (Univates), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, do Instituto Superior de Educação Ivoti, do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari e do Instituto Histórico de São Leopoldo.

A programação ocorre de 6 a 8 de abril. A abertura oficial será seguida de uma mesa redonda sobre “Fronteiras abertas e fronteiras fechadas: história, migrações e atualidade”, com participação da doutora Vânia Beatriz Merlotti Herédia (UCS), doutora Joana D’arc do Valle Bahia (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e com mediação da doutora Rosane Márcia Neumann (Universidade de Passo Fundo). O evento conta ainda com A participação do doutor Frederik Eugen Schulze (Westfälische Wilhelms‐Universität Münster/Alemanha).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 6 de abril, a partir de R$ 30,00, dependendo da modalidade de inscrição. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em www.univates.br/agenda/eventos ou pelo e-mail migracoes.2017@gmail.com.

Submissão de trabalhos
O envio de resumos e a inscrição de apresentadores de trabalhos devem ser realizados até o dia 10 de março de 2017, pelo site www.univates.br/agenda/eventos. A apresentação de comunicações ocorrem nos seguintes seminários temáticos:
1) Educação
2) Patrimônio Cultural
3) Relações Interétnicas, Escravidão e Pós-abolição
4) Política, Sociedade e Economia
5) Gênero e Etnia
6) Religiões e Manifestações Religiosas
7) História do Crime, da Polícia, das Práticas de Justiça e das suas Fontes
8) Migrações Atuais
9) Migrações Históricas
10) Temas Gerais Relacionados à Imigração
11) História Ambiental

Texto: Ascom Univates