Encantado RSS Destaques Geral

Em busca de um posto de trabalho, jovens conhecem a Dália

Dália fez parte do roteiro de visitas do grupo (Foto: Carina Marques)
Dália fez parte do roteiro de visitas do grupo (Foto: Carina Marques)

A Dália Alimentos foi visitada por um grupo de 35 adolescentes que participam do Projeto Jovens Empreendedores, desenvolvido através da ONG Parceiros Voluntários Encantado e da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e).

O grupo esteve na empresa-cooperativa na segunda-feira, dia 7 de agosto, e foi recebido pelo presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, e pela supervisora do Setor Social, Tânia R. da Rosa Kummer. O objetivo do encontro foi apresentar a empresa para esses jovens que estão sendo instruídos e preparados para o mercado de trabalho.

Piccinini, através de uma conversa informal, falou sobre o contexto geral da cooperativa que hoje conta 2,1 mil funcionários e com 4,3 mil famílias associadas produzindo leite e suínos. Falou acerca das cadeias produtivas de suínos e leite, mercado interno e externo, governança e papel da cooperativa na comunidade. Destacou que para iniciar uma carreira profissional é preciso determinação para alcançar os objetivos. “Muitos de vocês, no futuro, poderão trabalhar aqui. É preciso estudar e, acima de tudo, ter vocação e muita dedicação. Assim, o objetivo será alcançado”. Após a conversa com o presidente, o grupo realizou uma visita guiada pelo Parque Dália, a fim de conhecer a estrutura da sede da empresa, em Encantado.

De acordo com a coordenadora da Unidade Parceiros Voluntários Encantado, Elisabete Bertella, a visita à Dália foi uma solicitação dos próprios alunos, tendo em vista que é a maior empresa do município, tanto no retorno de impostos, quanto no número de pessoas empregadas. “Os jovens possuem parentes, amigos ou conhecidos que trabalham na Dália Alimentos, então a empresa faz parte de suas realidades e de seu cotidiano”.

Saiba mais
O Programa Jovens Empreendedores desenvolve oficinas de aprendizagem para alunos que estão cursando o 9º ano de escolas públicas de Encantado. O projeto foi desenvolvido devido à inexistência de uma política que atenda às necessidades desses alunos, pois muitos sentem a necessidade de buscar a qualificação para ingressar no mercado de trabalho, mas se deparam com alternativas escassas.

O programa visa desenvolver a liderança e o empreendedorismo, prospectar jovens que queiram fazer a diferença na comunidade e no mercado de trabalho. No primeiro semestre o programa teve 11 módulos de duas horas cada, totalizando 22 horas. Neste segundo semestre ocorrerão as visitas técnicas a empresas dos segmentos de serviço, comércio, indústria, agronegócio.

Texto: Ascom Dália Alimentos