RSS Estrela Geral

“Em dia com o Leão” chega a Estrela

Dúvidas poderão ser tiradas com profissionais da área (Foto: Divulgação)
Dúvidas poderão ser tiradas com profissionais da área (Foto: Divulgação)

Estar em dia com o Imposto de Renda (IR) é sempre uma das maiores preocupações de boa parte dos brasileiros nesta época do ano. Pois justamente para sanar possíveis dúvidas dos contribuintes estrelenses é que será realizado neste sábado pela manhã, das 8h30min às 12h, o “Em dia com o Leão”.

A ação, marcada para o calçadão da Rua Fernando Abott, no Centro, contará com a orientação de profissionais da área para aqueles que, por exemplo, fazem sua própria declaração e têm dúvidas quanto ao preenchimento correto do formulário da declaração, ou mesmo aqueles que querem saber como proceder para realizar a possível doação de parte dos valores devidos. A data limite é 28 de abril.

O evento, já realizado em Lajeado, chega agora a Estrela. A parceria do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) é com o governo local, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e também profissionais da área. Uma nova ação está agendada para o 8 de abril, novamente em Lajeado. Durante a atividade, os profissionais da área contábil responderão a questionamentos relacionados a temas como dependentes, novidades do programa e as penalidades para quem não declara. “Muitos profissionais estão engajados nesta ação. Será uma ótima oportunidade para os contribuintes sanarem dúvidas ou buscarem uma orientação mais direta a algum ponto específico da declaração. Desde aquele que precisa fazer a declaração pela primeira vez ou mesmo o que já tem o seu profissional de confiança, mas busca chegar com mais orientações e subsídios na hora de falar com ele. Talvez o mesmo seja um dos que estará lá ajudando na atividade”, destaca Elaine Gorgen Strehl, contadora da Prefeitura de Estrela e também delegada do Conselho Regional de Contabilidade.

Doações a entidades beneficentes

O evento também pretende esclarecer melhor outro assunto relacionado ao IR, que tem ganhado mais adesão nos últimos anos, mas ainda é pouco utilizado segundo os especialistas da área: a opção das pessoas físicas em poderem destinar parte do imposto devido para entidades beneficentes de sua cidade. O limite é de até 3% na declaração feita no modo “completo”. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Estrela é uma das entidades que pode ser beneficiada e marcará presença.

Texto: Ascom Estrela