RSS Estrela Geral

Em Dia Com o Leão esclarece dúvidas e orienta contribuintes em Estrela

Ação colocou profissionais contábeis à disposição da população (Foto: Clarissa Jaeger)
Ação colocou profissionais contábeis à disposição da população (Foto: Clarissa Jaeger)

Quem está obrigado a prestar contas ao Fisco, como preencher a declaração e de que forma destinar parte dos tributos devidos a entidades beneficentes da região. Essas e outras dúvidas referentes ao Imposto de Renda Pessoa Física puderam ser esclarecidas na manhã do sábado (1º) no Calçadão de Estrela, através da ação Em Dia com o Leão.

Durante o evento, promovido pelo Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), um grupo de profissionais contábeis esteve à disposição da população para orientações sobre preenchimento e entrega das declarações, a fim de evitar divergências com a Receita Federal. A atividade também buscou conscientizar os contribuintes para que parte do imposto devido seja destinado aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicas) da região.

Segundo a contadora Elaine Gorgen Strehl, a ação partiu dos próprios associados do sindicato: “Nos preocupamos com o preenchimento correto das declarações e desejamos que parte dos impostos retornem de fato para nossa sociedade”. A iniciativa foi conferida pelo prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, que durante conversa com os profissionais expressou sua satisfação pelo envolvimento da entidade com a causa, destacando a relevância da ação e importância da destinação de recursos do Imposto de Renda em benefício de crianças e adolescentes. “Com o potencial que temos para destinar, daria para construir uma creche e melhorar o atendimento da secretaria de esporte e lazer do município”, ponderou o gestor. Para a secretária executiva do Comdica de Estrela, Juliane Tomasi, o apoio do Sincovat veio complementar o trabalho que o órgão desenvolve há anos e que em 2016 destinou R$ 83 mil ao Projeto Infância Legal. Ela acredita que o incentivo dos contadores vai estimular a destinação e contribuir para um aumento significativo nos valores recebidos.

As entidades beneficiadas em Estrela no ano passado – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Projeto Menina Moça e Projeto Brincando nos Bairros – estiveram presentes no evento, que ainda contou com apresentações artísticas de músicos do Núcleo de Cultura de Estrela. O Em Dia com o Leão estará atendendo novamente os contribuintes no próximo sábado (8), a partir das 8h30min, em Lajeado.

Texto: Ascom Sincovat