Vale do Taquari Vale do Rio Pardo Eventos Destaques

Em evento inédito na região, startups brasileiras apresentam soluções para a Unimed VTRP

Evento foi realizado nesta quarta quarta-feira, 26, em Lajeado, e é parte crucial do InnovatiOn, programa de inovação aberta realizado pela Cooperativa Médica

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) viveu um dia diferente nessa quarta-feira, 26/06. A Cooperativa Médica recebeu um público de mais de 200 pessoas em sua sede, entre autoridades, empresários, representantes do Sistema Unimed de diversas regiões do estado e empreendedores de 22 startups brasileiras. As startups apresentaram a todo este público soluções para oito desafios propostos no InnovatiOn Unimed, programa de conexão com startups lançado neste ano. A divulgação das oito que escolhidas para trabalharem com as equipes da Unimed VTRP acontecerá na primeira quinzena de julho.

O pitch é o termo usado quando um empreendedor apresenta, de forma rápida, uma ideia, produto ou negócio para investidores, parceiros ou outras empresas. O Pitch Day do InnovatiOn Unimed contou com regras e peculiaridades. Cada startup teve 7 minutos para apresentar sua solução. A banca avaliadora, formada pelos diretores, gerentes e coordenadores da Unimed VTRP, teve mais 10 minutos para fazer perguntas buscando entender melhor ainda o tema. Por fim, a banca faz uma consideração final de 2 minutos, encerrando a análise daquela startup. Esta dinâmica iniciou às 8h30 e se encerrou somente por volta das 18 horas.

Durante todo o dia, os convidados puderam fazer suas avaliações em uma ferramenta online disponibilizada pela Unimed. Foram mais de 700 contribuições. Todas elas serão catalogadas, e levadas em conta no processo de decisão das oito startups escolhidas.

Referência no Brasil em inovação de grandes corporações, a Innoscience Consultoria está trabalhando desde fevereiro em conjunto com a Unimed VTRP neste programa de conexão com startups. As oito startups selecionadas no Pitch Day farão uma imersão com equipes da Unimed, conhecendo a fundo os desafios, e desenvolvendo suas soluções internamente, dentro do ambiente corporativo da Cooperativa Médica. O Innovation tem previsão de término em novembro. Mais detalhes podem ser consultados no site do programa: https://www.innovationunimed.com.br.

 

EXEMPLO PARA PODER PÚBLICO E EMPRESAS DA REGIÃO

Após as apresentações, representantes da Unimed e autoridades da região avaliaram o evento. O consenso é que o InnovatiOn Unimed está fazendo história, e será um exemplo para outras instituições, para empresas e mesmo para o poder público da região em função das transparência.

 

– Rafael Zanatta – Secretário Municipal de Planejamento de Lajeado

“Desde que a Unimed lançou a ideia, comentei que é uma iniciativa para a cidade, para a região, porque nos fortalece como polo que está buscando alternativas fora dos mercados normais ou tradicionais. A Unimed busca resolver problemas com soluções novas, pensadas fora caixa. Temos que nos espelhar neste programa para buscar iniciativas parecidas nos nossos municípios. E que as empresas fizerem isso, venham conversar com a Unimed ou com outros empreendedores, porque o processo de inovação não pode ser algo fechado a sete chaves. Os resultados que cada empresa busca são diferentes, por isso, a colaboração traz um resultado melhor para todos”

– Cíntia Agostini, presidente do Codevat e Coordenadora Administrativa do Tecncovates

“É um marco para o Vale do Taquari em termos de inovação. O que estamos vendo aqui é o setor privado investindo em pesquisa e inovação, abrindo suas portas para um ecossistema que tem muito potencial na região. O InnovatiOn mostra que é possível fazer programas de inovação aqui na nossa região, que não é apenas no centro do país que programas tão grandes assim acontecem. No Brasil é muito comum o tradicional ‘cada um faz por si’, dentro das suas possibilidades, sem dialogar. Quando percebemos que é possível engajar o setor privado, com organizações que fazem a mediação, como a Innoscience, ou como o Tecnovates, e que isso dá um resultado muito melhor para o cliente final. Assim, é possível chegar em uma solução melhor, e é aí que está a chave da mudança do pensamento nas organizações. Estamos vendo startups com negócios consolidados, mas todas com cara e espírito jovem, utilizando tecnologia da informação para encontrar soluções na área da saúde”

– Médico Aldo Pricladnitzki, presidente da Unimed VTRP

“Estamos vivendo um momento especial na história da Humanidade. A transformação digital impõe novas perguntas a todos os mercados, e estamos prontos para buscar novas respostas. Este é um dos nossos objetivos com o InnovatiOn, um programa inovador, que nos permite conhecer novas possibilidades para cuidar cada vez melhor da vida das pessoas”

– Rosilene Knebel, gerente de Operações da Unimed VTRP

“O InnovatiOn é um passo decisivo em nossa busca por soluções modernas que possam melhorar a experiência ao cuidar da saúde dos nossos clientes. Inteligência Artificial, Big Data, Machinne Learning e Internet das Coisas, que há algum tempo pareciam muito distantes de nossas realidades, hoje fazem parte do dia a dia. E é em busca destas possibilidades que o InnovatiOn foi criado”

 

AS 22 STARTUPS QUE APRESENTARAM SUAS SOLUÇÕES PARA A UNIMED VTRP

  • Desafio Gamificação da saúde: RadarFit, Intellpro Inteligent Products/Gomovvn, Wellbe e Ignilife Brasil
  • Desafio Gestão da inadimplência: QueroQuitar, Revict, Dunning
  • Desafio Gerenciamento da saúde a distância: Kidopi, Cuco Health
  • Desafio Educação corporativa e compartilhamento de conteúdos: Scaffold Education, Apecatus e BringUP
  • Desafio Telemedicina para acesso a consultas: Brasil Telemedicina, L2D TelemedicineNetwork e Conexa Saúde
  • Desafio Análises preditivas de contratos: Adianti Solutions, Indeorum e Hupdata
  • Desafio Gerenciamento da saúde – Acesso com a população envelhecida: Cori Saúde
  • Desafio Plataforma para venda multicanais: Localcard, Planium e N2N Virtual

 

O que é o InnovatiOn Unimed?

O principal objetivo é melhorar a saúde das pessoas da nossa região. Nos últimos anos, a Unimed VTRP tem trabalhado em duas grandes frentes. A inovação e o estímulo à mudança de hábitos das pessoas. A campanha Mude1Habito, trabalhada em todo Brasil pelo Sistema Unimed, incentiva as pessoas a mudarem hábitos, transformando a rotina e buscando mais qualidade de vida. Agora, com o InnovatiOn, a Unimed VTRP também está buscando mudar hábitos dentro do ambiente corporativo. Assim, o InnovatiOn é um programa que lançou oito desafios para o mercado, e agora, as melhores soluções serão avaliadas presencialmente.

 

O que é um pitch?

É um termo usado nos ecossistemas de startups. É o momento que empreendedor tem para apresentar, de maneira ágil e sucinta, uma ideia, produto ou negócio para investidores, parceiros ou até mesmo outras empresas.

 

 

Assessoria de Imprensa de Lajeado