Região RSS Rural - Agricultura

Em fase final obras do condomínio com robôs de Candelária

Associados visitaram instalações após encontro com prestação de contas (Foto: Carina Marques)
Associados visitaram instalações após encontro com prestação de contas (Foto: Carina Marques)

As obras do condomínio leiteiro com ordenha robotizada da Dália Alimentos em Candelária estão em fase final. Já foram erguidos o pavilhão principal das vacas, as instalações das máquinas e implementos, a balança, os silos, as moradias dos funcionários.

Este é o terceiro condomínio estruturado pela cooperativa e o primeiro no Vale do Rio Pardo. Os demais, já inaugurados e em operação, encontram-se no Vale do Taquari, nos municípios de Nova Bréscia, Roca Sales e Arroio do Meio. Em Candelária, a previsão de inauguração é para o mês de abril deste ano. O empreendimento receberá o investimento de R$ 5,5 milhões, recurso viabilizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e terá capacidade para alojar 262 animais.

Otimista com o início dos trabalhos, o presidente do condomínio Jaino Finkler (61), diz aguardar para alojar os animais e qualificar a produção de leite hoje estimada em 600 litros/dia produzidos em sua propriedade em Vale do Sol. “Estamos otimistas pelo fato de ser algo totalmente inovador e que trará visibilidade para nossa região e também qualificará nosso trabalho e demandará menos mão de obra e mais qualidade.”

No dia 15 de fevereiro, após a assembleia regional, realizada em Candelária, os associados participantes deslocaram-se até o condomínio a fim de conhecer as instalações do projeto.

Texto: Ascom Dália Alimentos