Cultura Eventos Destaques Estrela

Em noite de muito samba, Estrela elege a Corte do Carnaval

Evento foi realizado junto à escadaria do Rio Taquari, que é enredo da Escola Renascer do Samba
 
A nova Corte do Carnaval: Tabada Lauhana Cardoso, Eloísa da Silva Oliveira, Ketlin de Azeredo Ribeiro e Fernanda Cardoso

Em uma noite de muito samba, o município escolheu, no sábado (23.02), a nova Corte do Carnaval de Estrela. Tendo a escadaria do Rio Taquari como palco, e com muito samba no pé, as nove candidatas desfilaram para os jurados, que elegeram as rainhas que vão comandar a folia no município. As escolhidas foram Tabada Lauhana da Silva Cardoso (Rainha Mirim); Eloísa da Silva Oliveira (Rainha Adolescente); Ketlin de Azeredo Ribeiro (Rainha Adulta) e Fernanda Cardoso (Rainha da Diversidade). O evento foi promovido pela Escola de Samba Renascer do Samba e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).

A programação teve início com um coquetel no Centro de Cultura, oportunidade em que os jurados puderam conversar e iniciar a avaliação das candidatas, cujos quesitos foram simpatia, elegância, estética corporal e samba no pé. O júri foi formado por Rudnei Schwertner dos Santos, Francine Petter Eidt, que representou a primeira-dama Carine Schwingel; José Itamar Horn (Bitti), Luciana Pereira, Márcio Santos, Lisete Machado e pelo secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico Paulo Finck.
Na escadaria do Rio Taquari, ao som da bateria da Renascer do Samba, ocorreu o desfile das candidatas e a despedida da Rainha 2017/2018, Rose dos Santos. Ao final, o anúncio da nova Corte, que por dois anos representará o município nos eventos carnavalescos. O presidente da escola, Ataíde Boa Vista (Sagu), destacou o esforço da agremiação para realizar o Carnaval. Lembrou o trabalho de 9 anos pela escola, que até pouco tempo era bloco. “Não vamos deixar o samba morrer”, pediu o presidente. Já a carnavalesca Adriana da Silva Vidal enfatizou que o Carnaval não é somente uma festa popular, mas faz parte da cultura brasileira. “Nossa escola quer mostrar os valores de Estrela, e por isto, este ano, vai homenagear a escadaria e as estátuas que representam a força da indústria e comércio”, disse.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Braun o evento mostrou que o Carnaval está vivo na comunidade, faz parte de sua cultura. O foco agora, segundo ele, é o desfile que ocorre no dia 16 de março, a partir das 20h, no calçadão, com a participação das escolas Renascer do Samba e Moleque Atrevido de Encantado. “Com certeza será uma bela festa, onde todos poderão brincar e se divertir”, promete. 
 
Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider
Departamento de Comunicação e Marketing
Prefeitura de Estrela