Coronavírus RS Destaques

Em uma semana, registro de mortes por coronavírus no RS sobe 10% e de casos, 57%

Na última semana, 45,58 óbitos por coronavírus foram registrados por dia no Rio Grande do Sul, em média. Nos sete dias anteriores, de 13 a 19 deste mês, foram confirmadas 41,43 mortes por covid-19 a cada 24 horas, segundo a secretaria da Saúde do Estado. Os dados mostram um aumento de 10,01%.

Entre o dia 20 e este domingo (26), o total de óbitos confirmados no RS chegou a 319 — nos sete dias anteriores, de 13 a 19, esse número havia ficado em 290.

Já o número de casos registrados teve maior aumento. Na entre segunda-feira (20) e este domingo, foram contabilizados 13.075 casos confirmados da doença no Estado. Na semana anterior, entre os dias 13 e 19, foram registrados 8.306 casos. Um aumento, portanto, de 57,42%.

Esses dados, calculados por GaúchaZH, representam a média móvel de novos mortos confirmados por dia, uma variável recomendada por especialistas para analisar o andamento da pandemia de forma mais precisa. Em vez de comparar apenas um único dia da epidemia com outro, analisa-se semana com semana.

O método reduz distorções causadas por atrasos em notificações em fim de semana, quando menos testes são processados por laboratórios.

Na mapa preliminar anunciado pelo governo da Estado, divulgado na sexta (24), 14 regiões foram colocadas em bandeira vermelha. Nas semanas anteriores, o status de risco elevado havia atingido respectivamente, 18 e 15 regiões. Como de praxe, o mapa definitivo será divulgado na segunda-feira (27) à tarde, após julgamento pelo gabinete de crise de eventuais pedidos de reconsideração dos prefeitos.

Na última sexta (24), o governador Eduardo Leite divulgou que contraiu a doença e que, mesmo assintomático, entraria em isolamento social.

FONTE: GAÚCHA ZH