Saúde RSS Fazenda Vilanova

Emater promove oficinas de plantas bioativas na Emef Santana

A atividade auxilia as crianças e a equipe de trabalho da escola a identificar as plantas e alguns de seus usos tradicionais (Foto: Divulgação)
Atividade auxilia na identificação das plantas e de alguns de seus usos tradicionais (Foto: Divulgação)

O escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Fazenda Vilanova, por meio de uma parceria com a Escola de Educação Infantil (Emef) Santana está realizando oficinas sobre plantas bioativas. A atividade auxilia as crianças e a equipe de trabalho da escola a identificar as plantas e alguns de seus usos tradicionais.

“São aulas práticas em que se pode vivenciar a importância de temperos e condimentos, fazendo melhor utilização deles em nossas casas, dando um sabor especial as nossas refeições”, salienta a diretora do educandário, Carla Tatiana Griebeler. As atividades fazem parte de projetos pedagógicos desenvolvidos na escola sobre alimentação saudável.

As duas primeiras oficinas foram realizadas para estudantes do 2º ao 6ºs anos. Eles aprenderam a fazer vinagre e sal temperados. Para o dia 5 de julho está marcado o próximo encontro: as extensionistas da Emater ensinarão a fazer manteiga temperada e balas de guaco. Para o segundo semestre estão previstas outras oficinas e a implantação, com o auxílio do horto municipal, do quintal da escola.

Plantas bioativas
Plantas bioativas são aquelas que possuem alguma ação sobre outros seres vivos. São consideradas bioativas as plantas medicinais, aromáticas e condimentares, as quais foram destacadas pelas extensionistas. O objetivo das oficinas é promover o uso destas plantas e fazer com que as crianças evitem um pouco o consumo de componentes industrializados na alimentação.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Fazenda Vilanova