Vale do Taquari Destaques Turismo

Emater/RS-Ascar apoia iniciativa de turismo no Vale do Taquari

O mês de dezembro de 2017 foi o marco inaugural para a implantação do primeiro caminho autoguiado do Vale do Taquari. Na ocasião a comunidade de Tamanduá, em Marques de Souza, recebeu evento que oficializou o trajeto de 13,2 quilômetros pelo interior – com início em frente a antiga Igreja Evangélica da Confissão Luterana (IECLB) e término sobre a ponte do arroio Tamanduá, na divisa com o município de Progresso –, como apto para caminhadas individuais, sem condutores e em qualquer dia da semana.

Os caminhos autoguiados – iniciativa do Projeto Passeios na Colônia, contratado pela Associação de Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), com o apoio da Emater/RS-Ascar, das prefeituras e da cooperativa Sicredi – é parte de um amplo projeto que visa a estimular o turismo rural no Vale do Taquari. Atualmente, a região já conta com mais de 15 caminhos, sendo a expectativa, até o final de 2020, de que cada município da região conte com a sua própria trilha, o que totalizará 550 quilômetros disponíveis para serem percorridos.

Idealizador do projeto, o jornalista Alício Assunção, salienta que a intenção é a de oferecer uma experiência única ao turista, proporcionando momentos de autoconhecimento e de simbiose com a natureza e com a comunidade envolvida. “Em cada caminho autoguiado, o participante pode se localizar por placas, passando por belezas naturais como cascatas, antigas casas, capitéis, igrejas, moinhos coloniais, propriedades rurais e agroindústrias, onde pode adquirir produtos coloniais e artesanato”, explica.

Para Assunção, a iniciativa procura ainda ofertar exercícios para o corpo e para a mente e a elevar a autoestima dos envolvidos. “Isso sem contar a nostalgia que move os participantes que, em muitos casos, se reencontram com gostos, cheiros e paisagens que remetem a casa dos avós ou de familiares que moravam no interior”, salienta. O jornalista exemplifica citando o caso de um empresário de Lajeado que se emocionou ao retornar a comunidade em que cresceu e que, hoje, conta apenas com o prédio da Igreja Católica.

Parceira do projeto, a Emater/RS-Ascar busca divulgar os caminhos autoguiados, contribuindo para que o potencial turístico do Vale do Taquari, que tem muita natureza e farta gastronomia, seja mais bem explorado. Por meio de cursos em áreas como paisagismo, ajardinamento e Boas Práticas de Fabricação, os extensionistas contribuem para que as famílias rurais recebam da melhor maneira possível os caminhantes. “É um tipo de ação complementar, que valoriza a importância da higiene, de um produto bem apresentado ou de uma propriedade limpa e organizada”, observa o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Diego Oliveira.

No caso das agroindústrias, a Emater/RS-Ascar também operacionaliza o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) do Governo do Estado, que busca legalizar os empreendimentos nas esferas tributária, sanitária, ambiental. “É o tipo de ação transversal, mas que está diretamente ligada ao turismo rural”, enfatiza o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli. Para Brandoli se trata da entrega de um produto com sabor caseiro, feito com carinho pelas comunidades, mas que também está dentro dos padrões esperados de qualidade.

Um dos sócios do Centro Ecológico Pedra D’Mim, Paulo Lucian, valoriza o fato de o empreendimento estar posicionado em meio ao caminho autoguiado de Tamanduá, em Marques de Souza. “Para nós é uma forma a mais de divulgar o centro, que realiza trilhas ecológicas e vivências com terapias holísticas”, avalia. Para Lucian, de alguma forma, os caminhos autoguiados e a experiência oferecida pelo local estão interligados. “Muitas vezes é algo ligado ao autoconhecimento e a comunhão com a natureza”, reflete.

Os caminhos autoguiados fazem parte do Projeto Passeios da Colônia que, desde 2011, promove caminhadas contemplativas em diferentes localidades do Vale do Taquari, com o objetivo de valorizar a cultura e a gastronomia, gerar renda e promover a autoestima das comunidades rurais. Desde que teve início, mais de 12 mil caminhantes já passaram pelo Vale, em uma ação que também tem o apoio da Emater/RS-Ascar. Todas as informações sobre ambas as iniciativas podem ser encontradas nos sites www.passeiosnacolonia.com.br e www.caminhosautoguiados.com.br.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Lajeado
Fotos: Alício Assunção e Divulgação – Pedra D’Mim
Jornalista Tiago Bald