RS RSS Rural - Agricultura Colinas

Emater-RS/Ascar promove oficina de processamento de hortaliças


Mulheres aprenderam a conservar os alimentos disponíveis na propriedade em um processo solidário (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de estimular a produção para o auto – consumo e em busca da biodiversidade e da cultura local, a Emater-RS/Ascar trabalha a produção de alimentos agroecológicos com qualidade, quantidade e diversidade para o auto consumo e também na organização para comercialização do excedente.
Este trabalho contempla o Plano Socioassistencial de Assessoramento, defesa de direitos com inclusão social e produtiva que atende famílias rurais. “A produção da alimentação no próprio local é fundamental para a consolidação da segurança alimentar e da preservação de hábitos alimentares”, acredita a extensionista social da entidade, Cleide Gutierrez.

Muito mais do que participar de uma oficina, as mulheres de Colinas, aprenderam a aproveitar e conservar os alimentos disponíveis na propriedade em um processo solidário. Segundo Cleide, ter uma horta em casa é simples e muito compensador. “É também uma forma didática de inserir a família no contexto da alimentação saudável, incentivando a consumir os alimentos disponíveis na própria propriedade”. Para ela, a horta pode representar a saúde do corpo e da mente. “Geralmente, os alimentos produzidos nela são ricos em nutrientes e vitaminas, além de ser uma forma de terapia ocupacional, pois as experiências de cultivo geram bem-estar”, finaliza.

Texto: Ascom Colinas