Meio Ambiente RS RSS Bom Retiro do Sul

Emater trabalha educação ambiental com alunos da APAE

O foco foi trabalhar a qualidade de vida, com a criação de hortos e hortas medicinais (Foto: Fernando Dias)

Dando continuidade na parceria de trabalho entre a Emater-RS/Ascar e a APAE, com apoio da Secretaria de Agricultura de Bom Retiro do Sul, foi realizado mais uma atividade na escola, voltada à educação ambiental. Essa atividade e as demais que serão desenvolvidas fazem parte de um Plano de Trabalho que é firmado entre os parceiros no início do ano.

O foco foi trabalhar a qualidade de vida, com a criação de hortos e hortas medicinais. “Trabalhamos também no embelezamento da escola para que os alunos encontrem sempre um ambiente acolhedor. As práticas de plantio costumamos repetir ao longo do ano, porque o fato de lidar com a terra faz muito bem para eles, acalma e é terapêutico”, explicou Sandra Rieth, extensionista da Emater.

Junto com a colega Letícia Mairesse – extensionista social, os alunos da APAE preparam os canteiros, que recebem mudas de flores e também plantas bioativas (chás e temperos).

Além dos alunos, a Emater trabalha com oficinas voltadas para as mães dos alunos ao longo do ano. Com os produtos plantados, temperos, por exemplo, serão produzidos nas oficinas o sal temperado, auxiliando no menor consumo de sal e melhor alimentação das famílias.

Texto: Ascom Bom Retiro do Sul