Rural - Agricultura Colinas Turismo

Emater/RS-Ascar de Colinas apoia projeto Trem dos Vales

O último final de semana foi marcado pela estreia do Projeto Trem dos Vales nos municípios de Colinas e Roca Sales. Com o objetivo de promover o turismo na região, a atividade possibilitou aos participantes passeios no sábado e no domingo (07 e 08/11), em um trajeto de 17 quilômetros feito de Maria Fumaça, pelos trilhos da ferrovia tronco principal Sul. No trajeto de cerca de uma hora de duração, os turistas puderam conferir uma sequência de morros às margens do Rio Taquari, além de dois túneis e três viadutos. Na programação também houve apresentações culturais com a intenção de animar o trajeto.

 

Parceira da ação, a Emater/RS-Ascar esteve presente na Estação Férrea de Colinas em ambos os dias com estande próprio – onde divulgou as suas atividades – e também no apoio às agroindústrias familiares e aos artesãos da Associação de Artesãos e Produtores Coloniais de Colinas e Agroindústrias. Essa aproximação, de acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar Cleide Gutierrez, se dá justamente pelo olhar do turista para a importância do produto de qualidade, sustentável, que remeta à simplicidade ou ao sabor caseiro. “Um tipo de sentimento que parece, inclusive, ter se ampliado durante a pandemia”, avalia.

 

Historicamente empenhado em promover o turismo, o município de Colinas costuma incluir os seus produtores rurais e artesãos em todas as atividades que possam lhes dar visibilidade. “Até mesmo porque eles não pararam de trabalhar”, lembra a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto Aline Horst. “Muito pelo contrário, seguiram se qualificando e empenhados em entregar produtos diferenciados, que pudessem ser atrativos para o turista”, salienta, lembrando que a gastronomia também é parte integrante desse processo. “A pessoa não vai sair dos grandes centros pra vir consumir alimentos industrializados aqui”, completa.

 

Nesse sentido, Cleide reitera o papel da Instituição na busca pela promoção do desenvolvimento rural na intenção de qualificar o turismo rural em aspectos como legislação, preservação ambiental e geração de renda, além da oferta de produtos e serviços que estejam identificados com o meio rural e com a cultura local. “Dessa forma a gastronomia local, com suas iguarias típicas, se apresenta como um marketing para a agricultura familiar, com seus cheiros e sabores conduzindo o turista para as suas raízes ou mesmo para novos sabores, no caso de quem sempre morou na cidade”, enfatiza.

 

Responsável pela AJP Agroindústria, que produz mel em embalagens de  850g, 400g e 230g, o agricultor Airton José Petter concorda com as impressões da extensionista. “Mesmo na pandemia eu tive um aumento no volume comercializado justamente porque as pessoas estavam buscando um alimento mais saudável”, garante. Sobre o Trem dos Vales, acredita ser uma iniciativa que se soma a tantas outras e que procuram dar visibilidade para o trabalho da agricultura familiar. “A gente se sente bem com isso, vendo o nosso produto alcançando outros públicos, sendo bem aceito”, salienta.

 

Já a artesã Josiane Holz destaca a participação no projeto como uma grande “oportunidade”. “A gente sabe que ‘santo de casa não faz milagre’ então é importante abrir essas janelas para que outros públicos possam conhecer o que fazemos por aqui”, observa Josiane, que tem na pintura de camisetas, no tricô, no crochê, no bordado e na produção de brinquedos de madeira, alguns de seus focos. Para Cleide, o artesanato agrega pessoas, funciona como um hobby, mas também é gerador de renda. “No nosso caso, a gente comercializa nos finais de semana aqui na Casa do Artesão mesmo, que fica na Estação Férrea, além de fazer divulgação nas redes sociais”, lembra a artesã.

 

O Projeto Trem dos Vales é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABFP), com o apoio da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), além de prefeituras e Rumo Logística. Apoiadora da ação, a Emater/RS-Ascar atua vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado. Outras informações sobre roteiros turísticos na Região dos Vales podem ser obtidas no site www.amturvales.com.br.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald