Encantado Eventos Destaques

Emater/RS-Ascar e Moinho Sangalli promovem capacitação para os Clubes de Mães que farão os pães durante a Suinofest

Pães em formato de Buti serão confeccionados (Foto: Divulgação/Arquivo)
Pães em formato de Buti serão confeccionados (Foto: Divulgação/Arquivo)

No dia 19 de maio, durante a reunião do Conselho Encantadense de Clubes de Mães, no Centro Administrativo Municipal, houve a definição dos Clubes de Mães que farão os pães de forno, que serão comercializados na Suinofest. Os Clubes interessados tiveram até o dia 10 de maio para fazer a inscrição. A escolha ocorreu através de sorteio.

No primeiro final de semana do evento, o Clube de Mães Cultivamos a Alegria de Linha Argola fará os pães de forno e o Clube de Mães Unidas Trabalharemos da Linha Jacaré fará os pães no formato de Buti. No segundo final de semana, o Clube de Mães Alegria de Viver do Bairro Jardim da Fonte fará os pães de forno e o Clube de Mães Amor Perfeito da Barra do Guaporé fará os pães no formato de Buti.

Na tarde do dia 25 de maio os quatro clubes envolvidos na produção dos pães participarão de uma capacitação com o técnico em panificação do Moinho Sangalli, Adriano Gollin. A atividade será realizada no salão comunitário do Bairro Jardim da Fonte e os pães serão assados nos fornos do Parque João Bastista Marchese.

“A capacitação visa o aperfeiçoamento das receitas para que se possa oferecer produtos tradicionais da cultura local com qualidade. Outro fator importante é o aquecimento dos fornos, que é fundamental para o bom funcionamento durante a Suinofest” explica a extensionista rural social da Emater/RS-Ascar de Encantado, Andreza Girelli. Na ocasião ela também abordará as Boas Práticas de Fabricação visando a produção de alimentos seguros para os consumidores.

Além dos tradicionais pães caseiros, desta vez haverá a produção de pães com erva-mate. “Neste ano será feita a introdução de pães caseiros com a Farimate, que é a farinha com erva-mate. Além disso, também serão produzidos os pães tradicionais com a Farinha São Roque. Tudo isso será explicado e trabalhado na qualificação. Além disso, desde as últimas edições, o Moinho Sangalli doa toda a farinha para os Clubes de Mães e ainda auxilia na montagem do estande”, ressalta a coordenadora de marketing e desenvolvimento de produtos do Moinho Sangalli, Tatiana Sangalli.

Participe da Suinofest. A 15ª edição será realizada nos dias 03, 04, 05, 10, 11 e 12 de junho. O evento é uma promoção da ACI-E em parceria com a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores. A organização é da Lume Eventos. A Suinofest tem patrocínio do Sicredi, da Dália Alimentos, Lojas Benoit, Corsan, Banrisul, BRDE, Unimed VTRP e Quinta do Vale. O evento ainda conta com o apoio do Banco do Brasil e da Fruki Guaraná. A entrada no Parque é gratuita.

Texto: Assessoria de Imprensa do evento