Roca Sales Eventos Rural - Agricultura

Emater/RS-Ascar retoma atividades coletivas em Roca Sales

A Emater/RS-Ascar de Roca Sales retomou, no último mês de outubro, parte de suas atividades coletivas presenciais com grupos de mulheres do interior do município, respeitando todos os protocolos de saúde relativos à prevenção da Covid-19 – caso do uso de máscara, do álcool em gel e da preferência por encontros com grupos reduzidos e ao ar livre. De acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar Leandra Bagatini, esta foi uma reivindicação das próprias integrantes dos grupos como forma de amenizar a sensação de isolamento provocado pela pandemia.

Os primeiros encontros foram realizados nas linhas Júlio de Castilhos, Marechal Hermes e Brasil, sendo este último subdividido em dois grupos. Na ocasião, as participantes realizaram atividades de artesanato que serão utilizadas para a decoração das casas durante o período natalino. “O objetivo foi utilizar matéria-prima das próprias propriedades para a elaboração de anjos com folhas de butiá, além de bonecos de neve em tecido, que foram costurados com o uso de máquina ou manualmente”, salienta Leandra, que destaca ainda a redução de custos e o estímulo à saúde e aos trabalhos manuais como benefícios.

O reencontro foi saudado pelas participantes não apenas como forma de confraternização, mas pela oportunidade de troca de experiências, de conhecimentos e de compartilhamento de sugestões. “Foi um longo período em que todas estiveram afastadas, num período atípico, em que os trabalhos presenciais passaram por um processo de desaceleração, sendo muito mais centrado em redes sociais, como o whatsapp”, ponderou a extensionista. “Foram meses de espera, de angústia, de ansiedade e de muita oração, que nos fizeram perceber ainda mais a importância da convivência em grupo”, destacou a produtora Nedir Teixeira da Rosa.

A Emater/RS-Ascar atua de forma vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald