RS RSS Rural - Agricultura Paverama

Embalagens de agrotóxicos foram coletadas em Paverama

320 embalagens foram recolhidas em 12 pontos em diversas localidades do município (Foto: Divulgação)

Foi realizada em meados do mês de maio a tradicional coleta de embalagens vazias de agrotóxicos no município de Paverama, por meio de campanha promovida pela Tritec Equipamentos, coordenada pela Fundação Pró-Rio Taquari e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Paverama, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater.

Ao todo, 320 embalagens foram coletadas no município, sendo 245 de 1 litro e 75 de 5 litros. Em Paverama foram organizados 12 pontos de coleta além de elaborados informes enfatizando que os produtores deveriam fazer a tríplice lavagem das embalagens antes da entrega.

Segundo a lei federal 9.974/2000, toda embalagem vazia de agrotóxico deve ser devolvida corretamente. Queimar ou enterrar embalagens é crime. Para tanto, cada agricultor recebeu um comprovante confirmando a devolução, para ser apresentado aos órgãos fiscalizadores.

A campanha já vem sendo realizada em Paverama a mais de 10 anos e visa evitar danos ao meio ambiente e à saúde humana, que podem ser causados por embalagens de agrotóxicos descartadas ou armazenadas de forma inadequada.

Texto: Ascom Paverama