Educação Lajeado

EMEF Campestre celebra o Dia de Monteiro Lobato com exposição de livros novos

Em comemoração ao Dia de Monteiro Lobato, também conhecido como Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado nesta quinta-feira, 18/04, a Biblioteca Recanto do Saber da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Campestre, realizou a primeira edição da Mostra de Livros Novos. Mais de 2 mil livros foram adquiridos desde o final de 2018 e parte dessas obras foram prestigiadas por alunos da escola na exposição.

Além de celebrar a data, o evento tinha como objetivo divulgar o acervo, apresentando a alunos, pais e comunidade os novos livros adquiridos com recursos do município, das multas registradas na escola desde março deste ano e com o valor das carteirinhas dos próprios estudantes. A ação também foi uma forma de estimular os alunos a conhecerem a literatura e incentivar o hábito da leitura.

Nesta primeira edição do evento, fizeram parte da mostra obras de diversos gêneros, como literatura infanto-juvenil, fantasia, romance, contos e histórias em quadrinhos.Em homenagem a um dos mais influentes escritores da literatura infantil do Brasil, a exposição também contou com obras antigas de Monteiro Lobato e livros doados pelos alunos e comunidade.

As alunas Taila Bruch de Moraes e Andrielly Moreira da Silva, de 14 anos, são colegas de aula e também compartilham histórias de dezenas de livros que retiram ao longo do ano. Nesta quinta-feira, as alunas do 9º ano visitaram a mostra e comemoraram a quantidade de livros novos. “Os alunos estavam pedindo por novidade. É muito bom contar com novos livros, pois grande parte das obras que estão na biblioteca eu já li”, disse Taila. “Ao ler as histórias, vamos tomando mais conhecimento e também usamos a nossa imaginação”, contou Andrielly.

Atuando na EMEF Campestre desde 2017, a auxiliar bibliotecária Sabrina Bruxel Sulzbach conta que gosta de proporcionar diferentes momentos para os alunos, com o intuito de incentivar o hábito da leitura. “Busco promover diversas ações como essa, procurando inserir os alunos nesse mundo da leitura e da fantasia. No final do ano, organizo um passeio gratuito com os alunos que não pagaram nenhuma multa ao longo do ano letivo. É um dos momentos mais aguardados por eles”, explica.

Hoje, a escola conta com mais de 8 mil obras catalogadas, e 397 alunos matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

 

 

Assessoria de Imprensa de Lajeado