Cultura Educação Westfália

EMEF Olavo Bilac promove noite especial para a comunidade

Ações desenvolvidas através do projeto “Pra ser feliz”  foram apresentadas no dia 05 de julho, em programação especial

Com o propósito de formar o educando em sua plenitude, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olavo Bilac, de Linha Berlim, realiza, em 2019, o projeto “Pra ser feliz”. A iniciativa almeja transformar crianças e jovens em seres conscientes e responsáveis, com liberdade de escolha, que sejam tanto atuantes quanto autores de suas próprias histórias e que se realizem na comunidade e no convívio com o outro – sujeitos felizes.

Um dos pontos altos do projeto foi na sexta-feira, dia 05 de julho, em uma noite especial promovida pela EMEF Olavo Bilac à comunidade. Na oportunidade, estudantes apresentaram as ações desenvolvidas através do projeto no primeiro semestre. Além das apresentações dos alunos, com canto, dança e encenações, a programação ainda contou com a participação especial do Grupo Instrumental de Westfália e do grupo da Oficina de Violões.

Conforme a diretora da EMEF Olavo Bilac, Viviane Brune, o jantar com as apresentações das ações do projeto foi um sucesso. “Os alunos se envolveram, de fato. A diretoria da Associação de Pais e Mestres (APM), junto comigo, se propôs ao desafio de realizar o jantar, o qual contou com a participação de aproximadamente 230 pessoas”, destacou ela.

Parte do lucro da programação será revertida para a reforma do educandário. Uma das etapas da obra já foi executada pela Prefeitura Municipal de Westfália, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC), no primeiro trimestre deste ano.

“Acredito que formar parcerias entre a comunidade escolar e a Prefeitura Municipal só traz benefícios aos nossos estudantes, incentivando a cooperação em uma localidade que tem cooperativas como base. Nossas crianças, ao verem a escola sendo cuidada pelo Município e pelas famílias, passarão a valorizá-la mais e, consequentemente, darão maior importância aos estudos, Essa é uma das funções da APM”, enalteceu Viviane, agradecendo a todos que colaboraram para que o evento se concretizasse.

Durante a programação, a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, ainda parabenizou a EMEF Olavo Bilac e a APM pela iniciativa. “É unindo forças que chegaremos mais longe. Parabéns à EMEF Olavo Bilac e à APM por esta iniciativa. Sem dúvidas, é uma atitude louvável e que pode ser desenvolvida também nos demais educandários. Trabalhando em conjunto, Município, escola e família, poderemos continuar a oferecer uma educação de qualidade aos nossos filhos”, ponderou a secretária.

 

Mais sobre o projeto

O projeto “Pra ser feliz” foi construído com a participação dos pais, a partir de sondagens, depoimentos e atividades realizadas em um encontro especial com os familiares já no início do ano letivo de 2019. Tendo em vista contemplar todos os aspectos, as ações foram organizadas com base em sete eixos: familiar, social, profissional, financeiro, físico, intelectual e espiritual.

Durante as ações, as professoras da EMEF Olavo Bilac buscaram estimular diferentes formas de expressão e sensibilização, dando relevância aos aspectos emocionais, ensinando a sentir, não esquecendo de desenvolver as potencialidades dos estudantes.

 

TEXTO: Paloma Driemeyer Valandro/AI
FOTOS: Divulgação
Assessoria de Imprensa de Westfália