Serviços RS RSS Paverama

Emissão de Carteira de Identidade tem novo local

O horário de atendimento é das 8h às 11h30min, nas quartas-feiras (Foto: Divulgação)

O Posto de Identificação de Paverama, órgão da Secretaria de Justiça e Segurança do Estado, para confecção das carteiras de identidade, que antes funcionava junto à Delegacia de Polícia Civil de Paverama, desde o mês de junho/2018 está atendendo junto ao novo Centro Administrativo da Prefeitura Municipal. O Posto de Identificação conta com a servidora Eliana Kich Becker, autorizada a emitir os documentos e cedida pelo Município de Paverama. O horário de atendimento é das 8h às 11h30min, nas quartas-feiras. O local fica situado na Rua Jacob Flach, nº 222, bairro Centro, Paverama.

O CONSEPRO – CONSELHO Comunitário Pró- Segurança Pública de Paverama, CNPJ: 03.288.924/0001-23, no Município adquiriu alguns equipamentos novos para o Posto, sendo uma impressora, um arquivo e outros equipamentos de informática, permitindo melhores condições para a servidora responsável, bem como para o atendimento das pessoas que buscam o serviço no Município.

As pessoas que são atendidas pelo serviço no Município podem efetuar uma colaboração ao Conselho, efetuando depósitos na conta do CONSEPRO. Os valores arrecadados são utilizados em prol da Segurança Pública do Município e apoio à Polícia Civil e Brigada Militar atuantes na cidade.A emissão das carteiras é controlada pela Polícia Civil. O uso da cópia é permitido, mas só com autenticação. Plastificar o RG, como muita gente faz, é proibido.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou em 2010 proposta que muda regras sobre o prazo de validade de carteiras de identidade. Pela mudança aprovada, a carteira de identidade emitida antes dos 18 anos deverá ser revalidada em no máximo 10 anos e aquelas emitidas após os 18 deverão ser revalidadas pelo menos a cada 20 anos. Atualmente, não há prazo de validade para esses documentos.

A foto e o estado de conservação determinam a validade do RG. Mas se você quer viajar pelos países que compõem o Mercosul, onde é possível embarcar só com este documento, a exigência é que ele tenha sido emitido, no máximo, há dez anos.

Para fazer a emissão ou atualização da carteira de identidade é necessário estar de posse da Certidão de nascimento (se solteiro); Certidão de casamento (se casado), uma foto 3 X4 recente; CPF; Pis/Pasep (se possuir). Os documentos devem ser originais ou cópias autenticadas. A primeira via está isenta de taxa. Os idosos acima de 65 anos estão isentos.

Texto: Ascom Paverama