Social Educação Eventos Destaques Westfália

Empatia e sentimentos são temas da XI Feira do Conhecimento

Anualmente, Feira do Livro acontece em paralelo à Feira Municipal do Conhecimento

Programação já é tradicional no Município e acontece de 03 a 06 de setembro

Restando pouco mais de duas semanas para a XI Feira do Conhecimento de Westfália, a Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC) já intensificou os preparativos. A programação, voltada à comunidade westfaliana e regional, acontece de 03 a 06 de setembro, na Casa da OASE, no Centro do Município, e tem como temas “Empatia e Sentimentos”.

A exemplo das últimas edições, são variados os atrativos para esta edição: exposição do XI Concurso de Fotografias de Westfália, exposição de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes em sala de aula, conversa com a escritora Rosana Rios, contação de histórias, apresentações culturais e presença das livrarias Wessel e Kadernus são alguns deles. Concursos de Oratória e Paródias, além de peças teatrais, também são atividades especiais para a comunidade escolar (programação completa abaixo).

Neste ano, dois lançamentos ainda preenchem a programação: do livro dos estudantes do 5º Ano e do dicionário da Língua Westfaliana Brasileira (Sapato de Pau). “Sem dúvidas, são dois momentos importantes para a educação e a cultura, sendo grandes marcos para o nosso Município. Aguardamos ansiosos pela comunidade local e regional não só nestes dois momentos, mas no decorrer de toda a nossa feira”, salienta a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter.

Escritores promoverão momentos de conversa com os estudantes westfalianos

Conforme a secretária, a XI Feira Municipal do Conhecimento tem o intuito de mostrar à comunidade escolar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula. “Não existe sentido em realizar uma produção sem finalidade. E a feira tem justamente este propósito: apresentar à comunidade as experiências vivenciadas na escola, através da música, da arte e da leitura”, pontua Elisangela, convidando a todos para prestigiarem a programação.

A XI Feira do Conhecimento é uma realização da Prefeitura Municipal de Westfália, através da SMEC, e do SESC de Farroupilha.

 

XI Concurso de Fotografias

No primeiro dia da XI Feira Municipal do Conhecimento, terça-feira, dia 03 de setembro, acontece, às 15 horas, a avaliação dos trabalhos participantes do XI Concurso de Fotografias “Westfália em Foco”. Nesta edição, a atividade cultural tem como tema “Riquezas da tua cultura” e recebe inscrições até a próxima sexta-feira, dia 23 de agosto.

As três primeiras colocadas serão selecionadas por um corpo de jurados. Já a quarta colocada será escolhida pela comunidade westfaliana, que poderá votar durante os três dias de Feira Municipal do Conhecimento. O regulamento completo do concurso pode ser conferido no site www.westfalia.rs.gov.br.

 

Programação da XI Feira Municipal do Conhecimento

03 de setembro (terça-feira)

Tarde

15 horas – Avaliação do XI Concurso de Fotografias de Westfália

Noite

19h30min – Abertura oficial

– Apresentação do Conjunto Instrumental de Westfália

– Apresentação dos alunos da EMEF Vila Schmidt

– Lançamento do livro dos alunos do 5º Ano (Projeto Pequeno Escritor)

 

04 de setembro (quarta-feira)

Noite

19 horas – Lançamento do dicionário da Língua Westfaliana Brasileira (Sapato de Pau)

*com apresentações do Coral Municipal, Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe, Grupo Amigos do Sapato de Pau, entre outras participações

 

05 de setembro (quinta-feira)

Manhã

8 horas – Apresentação de trabalhos dos alunos sobre os livros estudados

– Palestra com Rosana Rios

Tarde

13h30min – Palestra com Rosana Rios – 4º e 5º Anos

– Contação de histórias com Kênia Colares – Educação Infantil ao 3º Ano

Noite

19 horas – Concurso de Oratória nas Escolas 2019

– Apresentação da Oficina de Danças Modernas

– Apresentação dos alunos da EMEF Olavo Bilac

– Concurso de Paródias de Westfália

 

06 de setembro (sexta-feira)

Manhã

7h30min – Projeto Olimpíada Matemática da Univates

– Projeto Robótica Educacional

Tarde

13h30min – Teatro “Aventuras na Biblioteca” – Cia Garagem de Teatro

Noite

19 horas – Apresentação dos alunos da EMEF Rio Branco

– Apresentação dos alunos da EMEF Bandeirantes

– Teatro “O Retrato” – Grupo Luz e Cor

 

 

TEXTO E FOTOS: Paloma Driemeyer Valandro
Assessoria de Imprensa de Westfália