Social Lajeado

Empossados os novos Conselheiros Tutelares de Lajeado

Ajudar no enfrentamento à negligência, violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes é o desafio dos novos Conselheiros Tutelares empossados nesta sexta-feira, 10/01, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lajeado (COMDICA), em Lajeado. O evento, que ocorreu no Salão de Eventos da Prefeitura, reuniu autoridades, familiares e ex-conselheiros tutelares.

Compuseram a mesa oficial o prefeito Marcelo Caumo, o presidente do COMDICA, Ito José Lanius, o vereador Ildo Paulo Salvi, representando o presidente da Câmara de Vereadores, Lorival Silveira, o Juiz de Direito e diretor do Fórum da Comarca de Lajeado, Dr. Luís Antônio de Abreu Johnson, e a titular da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), Céci Maria Gerlach.

“Ser Conselheiro Tutelar é uma das atividades mais nobres de todo o serviço publico. Tem conselheiros reeleitos e outros novos, e acredito que isso seja o grande segredo para a continuidade desse serviço, que chega nas famílias no momento no qual as crianças estão com os seus direitos colocados em risco. Desejo aos conselheiros muito sucesso”, ressaltou Caumo durante seu pronunciamento.

Na cerimônia, os Conselheiros Tutelares que atuarão na gestão 2020/2024 assinaram o termo de posse e receberam o diploma das mãos de Ito José Lanius e de Céci Gerlach.

O que motivou Ana Paula Wolff, 29 anos, a se candidatar a Conselheira Tutelar foi atuar no município em que mora em prol das crianças e dos adolescentes. A estudante de Serviço Social, que foi estagiária no Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) do município de Estrela, conta que já presenciava a violação de direitos quando surgiu a oportunidade em atuar em Lajeado como defensora. “Espero fazer um bom trabalho e darei o meu melhor. Esse diploma que recebi tem um peso e uma responsabilidade muito grandes”, contou.

“Por um lado, é um serviço de muita preocupação e, por outro, gratificante. Desejo que a gente consiga mudar essa realidade de violência em benefício das nossas crianças”, disse a conselheira tutelar reeleita, Maria Aparecida Domingues Leivas Müller, que também fez o juramento.

Antes de serem empossados, os conselheiros passaram por diversas etapas, como exame de conhecimentos, campanha eleitoral, eleições e capacitação junto ao Ministério Público sobre legislação e funções do conselheiro.

Saiba mais

Integrante do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar é um órgão público municipal que tem como missão representar a sociedade na proteção e na garantia dos direitos da criança e adolescentes contra qualquer ação ou omissão do Estado ou dos responsáveis legais, que resulta na violação ou ameça de violação dos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Conselho Tutelar é um permanente e autônomo, não jurisdicional, ou seja, não pode ser extinto. Os Conselheiros Tutelares têm como função fiscalizar situações que possam oferecer risco, ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente, além de realizar ações preventivas. A função de conselheiro é de dedicação exclusiva, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Fora do horário de funcionamento da sede do Conselho Tutelar, há plantão dos Conselheiros Tutelares, conforme dispõe o Regimento Interno.

O Brasil conta hoje com mais de 30 mil conselheiros tutelares.

Quem são os novos Conselheiros Tutelares de Lajeado:

– Ana Paula Wolff, 29 anos. Estudante de Serviço Social, atuou como estagiária no CREAS do município de Estrela.

– Clebes Joal Saraiva da Silva, 44 anos. Atuou como voluntário e líder ministério infantil na Igreja Internacional da Graça.

– Márcia Inês Blum, 59 anos. Atuou como conselheira tutelar no período de 2001 à 2007.

– Maria Aparecida Domingues Leivas Müller, 62 anos. Conselheira tutelar reeleita.

– Marino Luiz Barcé, 64 anos. Conselheiro tutelar reeleito.

Conselho Tutelar de Lajeado

Endereço: Rua Francisco Oscar Karnal, 440, bairro Centro

Telefone: (51) 3982-1098

Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, e na sexta-feira das 8h às 14h

Telefone de plantão (24 horas): (51) 99865-7430

Texto e fotos Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado