Educação RSS Estrela

Empreendedor Márcio Dal Cin faz palestra na La Salle em setembro

marcio dal cin
Márcio Dal Cin contará um pouco da sua vida para os estudantes (Foto: Divulgação)

Mais do que superar as dificuldades, transformá-las em negócio e oportunidades para crescer na carreira e na vida. Este é o mote da palestra que a Faculade La Salle prepara para setembro. Em destaque, o empreendedor tetraplégico Márcio Dal Cin (38), que vai levar uma mensagem de determinação e coragem ao público. Na palestra Dal Cin contará sua trajetória pessoal e profissional mostrando como superou o trauma pós-acidente para se tornar empresário bem sucedido, dono de uma pizzaria delivery.

O encontro é uma iniciativa conjunta do Centro de Empreendedorismo do Vale (CEV), instalado dentro da Faculdade e da Coordenadoria dos Cursos de Extensão. O objetivo da palestra é estimular os alunos e a comunidade a empreenderem mesmo diante das diferentes dificuldades que acontecem na história de cada um. “A iniciativa vai servir também para divulgar os serviços do CEV cuja função é dar apoio aos empreendedores que queiram abrir ou aperfeiçoar seu negócio”, salienta o coordenador do Centro, professor Diego Silva.

Dal Cin contará a sua história, através da fala e música, fazendo analogia com o mundo empresarial. A palestra não aborda simplesmente o trauma pós-acidente. Ele vai revelar como uma pessoa, por meio da motivação, é capaz de instaurar inúmeras mudanças na vida.

O acidente
Há seis anos Dal Cin é cadeirante. O acidente que lhe tomou o movimento das pernas aconteceu em 2010, quando um caminhão chocou-se contra seu veículo. A batida frontal ocorreu em Canoas e mudou a vida de cinco integrantes do carro. Tudo aconteceu em questão de segundos. O caminhão, que não parou para fazer retorno, executando uma manobra inesperada, colidiu com o carro que ele dirigia. O resultado: pescoço quebrado e lesão na medula.

Dal Cin para sempre ficaria preso a uma cadeira de rodas. Só um dos ocupantes do veículo saiu ileso. Outro morreu. O passageiro traseiro teve a perna amputada e a mulher ao lado dele sofreu lesões e se recuperou. Mas Dal Cin estaria para sempre afetado: 12 parafusos lhe ajudam a segurar o pescoço. Ele não tem controle sobre suas necessidades fisiológicas. Precisa de ajuda e se programa para fazer as sondagens. O lajeadense chegou a questionar a existência de Deus e por qual razão o fato foi acontecer com ele. Mas passado o momento de vulnerabilidade, decidiu lutar e superar o ocorrido. O amor pela filha Clara e pela esposa o resgataram do fundo do poço. “Chegou um momento em que eu tive de fazer uma escolha, ou esperava a morte chegar ou enfrentaria os desafios para fazer a vida valer a pena”, comenta.

Hoje ele palestra mostrando que é possível escolher viver. Desenvolve temas como trabalho em equipe, liderança, disciplina e perseverança e ensina que o amor redime das adversidades.

Texto: Ascom La Salle