RS RSS Destaques Turismo

Empreendedorismo da Família Trentin inspira público do Seminário de Turismo Rural

A empreendedora Marli Trentin Schirmann relatou a trajetória da família desde a idealização até a construção da Villa Trentin (Foto: Divulgação/Emater RS)

A história de empreendedorismo e união da família Trentin empolgou as cerca de cem pessoas que participaram, na manhã da quarta-feira (21), no auditório do Parque da Expoagro, do 11º Seminário Regional de Turismo Rural.

O evento teve por objetivo a troca de experiências entre empreendedores, dirigentes e gestores municipais ligados ao turismo, com foco no aprimoramento dos produtos turísticos do Vale do Rio Pardo, buscando novas alternativas de renda às famílias, por meio do desenvolvimento sustentável do turismo rural, cultural e gastronômico.

A empreendedora Marli Trentin Schirmann relatou a trajetória da família desde a idealização até a construção da Villa Trentin, no Vale Dourado, em Erechim. “Minha história começou quando, ainda funcionária pública, ouvi uma palestra sobre os Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves. Depois que conheci esse roteiro, voltei encantada e decidida a fazer algo parecido. O primeiro passo foi convencer minha família. Para esse projeto era fundamental que estivéssemos unidos”, contou.

O empreendimento está localizado em uma área de aproximadamente 50 mil metros quadrados e recebe mensalmente cerca de sete mil pessoas, principalmente para eventos como festas de formatura e casamento. No local há pousadas, cantina, centro de eventos e ‘biscotteria’.

Marli ressaltou a importância da coragem, da perseverança e da união da família. “Éramos uma família pobre, mas com muita vontade e união. Quando falamos em turismo, precisamos ser diferentes dos demais. Precisamos fazer um bom trabalho para sermos reconhecidos, melhorar sempre, atender muito bem ao cliente e acolhê-lo, e, acima de tudo, ter humildade. Isso atrai o turista. Temos que evoluir sempre, estar preparados com qualidade tanto em estrutura quanto na alimentação”, ressaltou.

A família investiu em conhecimento. Marli buscou aperfeiçoamento em cursos na Itália, na Província de Belluno, referência em gastronomia. A Villa Trentin tem por concepção preservar a tradição e a cultura da família de origem italiana. O restaurante serve pratos com receitas italianas. No local destinado ao Café Colonial, os hóspedes da pousada e os visitantes podem degustar de uma refeição com mais de 70 variedades de doces e salgados. “Precisamos ser ousados sem perder o tradicional. Todos na Villa tem uma função: meus pais, marido e filhos. E todos devem ser valorizados”, completou Marli.

O 11º Seminário Regional de Turismo Rural foi promovido pela Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), pela Emater RS-Ascar e pela Afubra.

Texto: Ascom RS