Artigos - Educação

Empreendedorismo e Gestão de Carreira: uma ótima oportunidade para realizar-se pessoal e profissionalmente – por Rogério Korber

Rede de contatos é de suma importância para qualquer profissional (Foto: Reprodução/Google)

A disciplina de Empreendedorismo é de suma importância para os alunos e, em geral, para todas aquelas pessoas que sonham em ter seu próprio negócio.

A falta do conhecimento de instrumentos e o não uso de técnicas de análise de novos negócios coloca as pessoas em uma cruel dúvida: vale ou não a pena abrir um novo empreendimento?

A disciplina trata de questões voltadas inteiramente para o Empreendedorismo, mostrando exemplos práticos e bem-sucedidos de negócios que foram muito bem planejados e executados.

A importância da disciplina

A importância também mostra-se na medida em que prepara as pessoas para empreenderem com a segurança de que estão fazendo isso de forma correta e planejada, transmitindo confiança naquilo que será executado.

Dito isto, é importante salientar que a disciplina é relevante porque prepara os alunos para realizarem análises de possíveis investimentos, minimizando os riscos e aumentando consideravelmente a chance de os novos negócios saírem do papel e perpetuarem-se no mercado.

Quanto à Gestão de Carreira, procura-se focar a importância de buscar o planejamento de habilidades profissionais e pessoais que são importantes na vida de qualquer pessoa.

É muito importante que esse planejamento esteja vinculado ao planejamento empresarial, onde se buscam objetivos específicos e se exige uma atuação eficaz de profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios existentes.

Isso garante aos indivíduos a perspectiva de ascensão profissional e uma grande possibilidade de fazer um ótimo trabalho, realizando-se tanto pessoal como profissionalmente.

O que o aluno aprende nas aulas?

O aluno aprende sobre as mudanças no cenário atual, o perfil do empreendedor, criatividade e inovação (muito importantes nos dias de hoje) e também como utilizar uma ferramenta de suma importância: o plano de negócios.

Através do plano é que se começa a planejar de forma organizada e sequencial em como abrir uma empresa. Mais do que isso, o plano ainda mostra se a empresa a ser criada é viável, se existe o ponto de equilíbrio e a estrutura adequada, entre outros.

É importante salientar que tudo isso deve ser realizado antes de se abrir um novo negócio, evitando assim problemas financeiros antes mesmo de fundar a empresa.

Gestão de Carreira

Na Gestão de Carreira, os alunos são levados a pensar em questões importantes para a carreira profissional e pessoal:

  • elaboração de currículo;
  • comportamento em entrevistas de emprego;
  • estratégias de marketing no trabalho;
  • administração do tempo;
  • networking;
  • plano profissional.

Dessa forma o aluno pode obter ótimos resultados na medida em que utiliza de planejamento e preparação profissional para ter sucesso.

Por fim, deve-se também reforçar a ideia de que a rede de contatos é de suma importância para qualquer profissional e que se as pessoas fazem aquilo que gostam e buscam a realização de seus sonhos, elas serão felizes.

Você se interessa pela área de negócios? Que tal conhecer mais sobre o curso Técnico em Administração?