Artigos - Gestão de Pessoas

“Empreendedorismo no Vale do Taquari” – por Carolina Sofia

Carolina Sofia (Foto: Divulgação)
Carolina Sofia (Foto: Divulgação)

Já foi tema de artigos anteriores o assunto de trabalho autônomo ou o empreendedorismo. Especialmente para mim, é algo que tem tudo a ver com pessoas. Pensando no desenvolvimento da tecnologia nos últimos tempos, podemos ver como ela vem ligada a proporcionar conexão entre pessoas. Juntar usuários e fornecedores, patrocinadores em uma experiência pensada nessa troca ou construção conjunta.

Neste meio que o termo gestão de pessoas casa perfeitamente com o mundo empreendedor. Para o Sebrae o conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. Quando se fala em empreendedorismo, deve se ter em mente a ideia de criar novas empresas que anseiem por inovação e riscos. Com esta junção se percebe o quão é importante haver um bom entrosamento entre as pessoas envolvidas, administrar os seus recursos que são muitas vezes humanos como principais, já premonitorando riscos, ou relacionamento entre a “empresa” e seus clientes.

Existem muitos eventos/cursos, hoje na era digital, que ensinam como tratar e como valorizar seu cliente, como proporcionar a ele uma experiência única. Quanto mais você dominar este assunto maior será rentabilidade e reconhecimento do seu negócio. Para isso faça a sua gestão, com você mesmo e também com as pessoas envolvidas diretamente na sua empresa. O trabalho sozinho, por vezes, pode exigir até mais do que aqueles que têm uma equipe, pois você vai aprender a lidar com outras pessoas de fora da empresa as quais você estaria acostumada a dividir o local habitual. Necessariamente irá desenvolver técnicas muito melhores de entender as necessidades do outro e olhar com mais intensidade para suas próprias.

Empreender é não ter medo, é arriscar, é ter ideias, errar logo, aprender logo e assim crescer antes. É valorizar a experiência das demais pessoas e tornar isso a fonte da sua gestão e de inspiração. É lidar e pensar muito a respeito de pessoas e com as pessoas. É construir e gerir bons times e aprimorar as próprias habilidades.

Boa sorte!

Carol Sofia é Psicóloga e Especialista em Gestão e Docência de Ensino Superior.