Iniciativa Produção Destaques Ilópolis

Empresa de Ilópolis passará a vender em grande escala

Inovamate fechou parceria com a Tetra Pak para produzir em escala nacional

A Inovamate, de Ilópolis, fechou recentemente uma parceria com a Tetra Pak para a produção em grande escala do Chá Matequero, uma infusão à base de erva-mate, frutas e especiarias.

O produto, que era feito no próprio município, chegará à mesa dos consumidores dentro de uma caixa, pronto para o consumo, tornando ainda mais fácil o alcance e ampliando o mercado, que até então era restrito à região do Vale do Taquari.

 

 

 

 

 

“A expectativa é a melhor possível”, conta Ariana Maia, sócia-fundadora da Inovamate. Ela explica que a Tetra Pak é uma empresa de importante posicionamento no mercado de embalagens, o que se traduz na segurança do alimento. “Participar de um programa desenvolvido por eles, abre muitos horizontes para a Inovamate e para a própria erva-mate”, complementa.

Os produtos

A linha de produtos que chamou a atenção da empresa foi a “Infusão Brasileira”, que conta com blends saborizados, traduzindo a diversidade do país. Todos são feitos com erva-mate e ingredientes da região correspondente. O Matequero Sul contém maçã, uva passa e canela; o Matequero Sudeste contém café, cranberry e alcaçuz; o Matequero Centro-Oeste conta com buriti, abacaxi e gengibre em sua composição; o Matequero Norte possui uma combinação de laranja, pimenta rosa e funcho; e o Matequero Nordeste é feito com coco, nibs de cacau e anis estrelado.

Para compor cada sabor, foi realizada uma pesquisa junto à Universidade de Passo Fundo (UPF), com os Cursos de Engenharia de Alimentos, Farmácia e Engenharia Química, além de uma revisão bibliográfica de mais de 94 artigos.

“A ideia é transformar o produto que desenvolvemos em bebida pronta”, conta Ariana, explicando que os consumidores têm aceitado bem os chás à base de mate. “Acreditamos que no formato que iremos apresentar, tanto dentro quanto fora da nossa região, será bem aceito”.

A oportunidade de realizar parceria com a Tetra Pak surgiu a partir de uma participação da empresa em uma ação organizada pelo Sebrae RS. Um representante da empresa reparou no trabalho da Inovamate e fez contato para convidar a marca para participar de um processo seletivo. Assim, iniciaram um programa de parceria.

De origem familiar, a empresa participa do sistema de incubação externa da Universidade de Passo Fundo, criada por Clovis Roberto Roman, da terceira geração de mateicultores da família; e Ariana Helena de Oliveira Maia, com o intuito de formular uma bebida diferenciada de erva-mate, utilizando pesquisa e tecnologia, natureza e ciência.