RS RSS Rural - Agricultura Bom Retiro do Sul

Empresa de psicultura inicia atividades em Bom Retiro do Sul

Primeira leva de alevinos foram transferidos para açudes (Foto: Fernando Dias)

Uma nova empresa inicia atividades em Bom Retiro do Sul. Na sexta-feira, 25, com a presença do prefeito Edmilson Busatto, a Hauschild Agroflorestal, empresa de psicultura e atividades agroflorestal, localizada na estrada da Sanga Funda, deu início ao projeto de produção de peixes.

O proprietário do empreendimento, Mauro Hauschild, diz que a empresa já atua com reflorestamento de eucalipto e exploração mineral de saibro e brita. Com este novo projeto, a expectativa é produzir até 120 toneladas de peixe com o complexo previsto em pleno funcionamento.

“Hoje iniciamos nosso projeto lançando 30 mil alevinos com a perspectiva de retirada de 24 toneladas de pescado até o mês de junho de 2019. Temos inicialmente seis tanques que totalizam aproximadamente 7.000 m² de lâmina da água. Outros tanques serão acrescentados ao longo do desenvolvimento do projeto. A meta da empresa é chegar a 120 toneladas em 2020 e 200 toneladas em 2021, ano em que deve começar a construção do frigorífico”, explicou Mauro.

Para o futuro, Mauro diz que a empresa planeja instalar uma feira de produtores, construir um centro de formação e desenvolvimento de projeto sócio ambiental para popularização de conceitos ambientais em parceria com a Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal de Educação, Agricultura e Meio ambiente, dentre outros parceiros.

“Para dar sustentabilidade ao projeto, está sendo implantada uma estação de geração de

Energia solar e as novas instalações estão sendo construídas com utilização de telhados com material reciclado. O projeto tem acompanhamento técnico da Emater/RS-Ascar e de outros profissionais da área de agronomia, engenharia ambiental e veterinário. Futuramente será disponibilizado espaço para a instalação de consultório médico e odontológico para atender a comunidade”, acrescentou Mauro.

O prefeito Edmilson acompanhou o início das atividades e destacou a importância deste empreendimento e o ambicioso projeto de expansão com a produção de peixes e a capacidade de exportação, que trarão enormes benefícios para o município e região.

“É com satisfação que saudamos o início das atividades de empresa e estamos muito felizes em ter este grande investimento em Bom Retiro do Sul. Investimentos estes que trazem tecnologia, prosperidade e novas oportunidades para diversos segmentos da economia. Ficamos gratos e colocamos o município como parceiro para que a empresa alcance seus objetivos”, ressaltou Edmilson.

Acompanhou o início das atividades o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Bom Retro do Sul, João Francisco Junqueira, e a extensionista da Emater/RS-Ascar, Sandra Rieth, que contribuem com o desenvolvimento do projeto perante a municipalidade.

Texto: Ascom Bom Retiro do Sul