Meio Ambiente RSS Lajeado

Empresário resgata e entrega caturritas à Secretaria do Meio Ambiente

Aves foram resgatadas por empresário e entregues à Sema (Foto: Divulgação)
Aves foram resgatadas por empresário e entregues à Sema (Foto: Divulgação)

Na semana passada o setor de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) recebeu 10 filhotes de periquito-monge, conhecidos popularmente como “caturritas”.

O ninho havia caído de numa araucária dentro do estacionamento de uma casa de festas próxima da BR-386. As aves foram resgatadas pelo proprietário do estabelecimento, o empresário Adams Giovanella e entregues à Educação Ambiental.

Diante da situação ocorrida, a primeira opção era de recolocar o ninho na araucária com os filhotes, seguindo recomendação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), porém nenhum veículo possuía a metragem suficiente para recolocar o ninho no lugar, a araucária tinha mais de 15 metros.

Única opção foi locar um guincho particular para fazer o serviço. Foi aí que o empresário se dispôs a contratar o equipamento. Com orientação da chefe do setor de Educação Ambiental Márcia Steffens e supervisão e acompanhamento da bióloga do Jardim Botânico Edith Zago de Mello, a atividade foi considerada um sucesso. “Quando pessoas se importam com a natureza, tudo é possível. A boa vontade e conscientização fazem a diferença”, finaliza Márcia.

Texto: Ascom Lajeado