Esporte Encantado RSS Destaques

Encantadense parte para a França em busca de experiência na capoeira

Leomar embarca no dia 22 de maio (Foto: Divulgação)

A capoeira é uma expressão cultural brasileira composta por arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. A música determina o ritmo e o estilo do jogo, que é praticado no decorrer da roda, onde a capoeira é jogada. Os capoeiristas se alinham na roda de capoeira batendo palmas no ritmo do berimbau enquanto cantam a música de capoeira para dois praticantes jogarem.

Praticante de capoeira desde os 18 anos, no dia 22 de maio, Leomar Bombassaro parte para a França em busca de mais experiência. Lá vai participar do primeiro evento internacional de capoeira organizado pelo mestre Wagner Teixeira, o Waguinho, que é natural de Encantado. “Estou indo a convite do Waguinho, para buscar mais conhecimento, pois acredito que sabedoria não ocupa lugar. O mundo da capoeira é muito grande para ser explorado. Em fevereiro deste ano fui pra Bahia, onde é o foco da capoeira. Lá tive contato com a história viva, conheci muitos mestres e joguei capoeira no famoso Mercado Modelo”, conta Bombassaro.

Para Bombassaro, que pretende ficar um grande período na França, a capoeira significa vida, amor, amizade, família, união e aprendizado. “Se a capoeira fosse vista de forma diferente no Brasil, poderia influenciar muito na vida das pessoas. Acredito que ela pode ser mais explorada nas escolas e nos bairros, através de oficinas”.

Em Encantado, Leomar faz parte do Grupo Oxóssi, que foi fundado no Brasil por Manuel Olímpio de Sousa, conhecido como Mestre Índio e precursor da capoeira no RS. Índio é um dos 11 mestres condecorados no mundo da capoeira com o título “cordão de ouro”. Wagner Teixeira representa o Grupo Oxóssi na Suíça e na França, onde reside há mais de 10 anos. Recentemente foi promovido a Mestre pelo Mestre Índio.

Texto: Portal Região dos Vales