Encantado RSS Eventos Destaques

Encantado entra para a história da Tocha Olímpica

Venildo Valandro foi um dos condutores (Foto: Michele Tonezer)
Venildo Valandro foi um dos condutores (Foto: Michele Tonezer)

Esta terça –feira, 05 de julho, vai ficar marcada na história de Encantado. São Pedro colaborou, espantou a chuva e o frio, e em pleno inverno, com uma temperatura agradável e um lindo dia de sol, milhares de pessoas foram para as ruas contemplar a passagem da Tocha Olímpica. A chama representa a união entre os povos, incentiva a paz e o esporte.

O município foi uma das 28 cidades gaúchas escolhidas e uma das 329 cidades brasileiras que receberam o Revezamento da Tocha Olímpica. Conforme o Comitê Rio 2016 a bela Igreja Matriz São Pedro, as ruas largas e limpas e a tradição em realizar eventos periodicamente fizeram com que o município fosse incluído no trajeto.

O clima de festa e de alegria estava estampado no rosto de cada pessoa que participava do evento. As primeiras caravanas chegaram por volta das 9h, e em pouco tempo as principais ruas da cidade já estavam vestidas com as cores da bandeira do Brasil e das Olimpíadas.

O jardineiro Elemar Schneider (68) estava desde às 5h da manhã na limpeza e embelezamento das ruas e das praças. “É um dia muito importante. Nós procuramos deixar tudo em ordem para a cidade ficar cada vez mais linda. Estou desde às 5h trabalhando”.

Por volta das 9h, a costureira Cleide Piffer (64) já garantiu o seu espaço nas proximidades da Igreja Matriz. “Está tudo muito lindo e maravilhoso. Nunca imaginei que a Tocha passaria por Encantado. Moro perto da Igreja, mas desde às 9h já reservei o meu lugar”.

Um pouco antes das 10h chegou o comboio “Esquenta” com os veículos dos patrocinadores Bradesco, Coca-Cola e Nissan. O primeiro condutor, vindo de São Borja, já estava posicionado e muito ansioso “É uma emoção muito grande, um momento ímpar para viver o espírito olímpico. É uma oportunidade para dizer sim ao que a vida nos oferece de melhor”, comenta emocionado Sandro Ben Hur Gonçalves do Nascimento.

Depois das 10h a Tocha Olímpica surgiu em Encantado. A emoção tomou conta das escolas, entidades, grupos, esportistas, empresas e da comunidade em geral que aproveitou a oportunidade para apresentar um pouco da cultura encantadense e do Vale do Taquari.

A tocha Olímpica foi acesa pela primeira vez na Rua Padre Anchieta, esquina com a Rua Olívio Dalpasquale, em frente ao Posto Itálians. As estudantes Emily Nicole Gebing Pinheiro, Júlia Martini Dalmoro e Larissa Klunck Veronese acenderam a chama Olímpica. Elas passaram a tocha para Sandro Ben Hur Gonçalves do Nascimento, indicado pela Nissan e o acompanharam até o condutor seguinte.

Em seguida a Chama Olímpica foi carregada por Antonio Martins Dos Reis indicado pelo Bradesco; Anapaula Gotardi indicada pela Coca-Cola; Bruno Alexander Paré Gonçalves Dos Santos indicado pela Coca-Cola; Fernando Torres de Souza indicado pelo parceiro Rio 2016; Markus Hohn indicado pelo parceiro Rio 2016; Adriana Araujo indicada pelo parceiro Rio 2016 e pelo para-atleta Venildo Valandro que foi indicado pela Cidade.

As atividades foram finalizadas na Praça da Bandeira com diversas apresentações culturais e esportistas. Além do pronunciamento das autoridades, houve a apresentação da Orquestra Municipal, do tenor mirim Vitor Delazeri Fernandes, a entrega dos certificados do concurso de redação Educa RS e atividade física com aulão de ginástica.

Conforme o Secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella foi uma celebração magnifica no município. “Estamos a 30 dias da Olimpíadas. A Tocha traz união, a paz e uma mensagem de inclusão do esporte no dia a dia, levando qualidade de vida e esperança para a juventude. É um caminho de superação”.

Da mesma forma, o prefeito Paulo Costi evidenciou a importância do evento. “Momento especial para Encantado e para o Brasil. Cada um de nós teve o sentimento de estar carregando a Tocha também. Agradecemos aos organizadores e o público presente. Este momento especial vai ficar eternizado”.

O coordenador municipal do Revezamento da Tocha Olímpica Roberto Pretto elogiou o envolvimento da população. “Nós tivemos um pequeno atraso, mas o envolvimento e a grande participação da população foi superior a tudo isso. Os condutores estavam contentes, a Praça lotada e as pessoas vibrando durante o trajeto. Foi muito bonito”.

A promoção do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 foi de responsabilidade do Comitê Rio 2016, em parceria com as cidades por onde a chama Olímpica passou e dos três patrocinadores – Coca-Cola, Nissan e Bradesco.

Imagens cedidas: Assessoria de Imprensa / PM de Encantado

 

CONFIRA AS FOTOS :

 

Texto: Portal Região dos Vales
Crédito Fotos: Alecsandra Dal’zotto, Juremir Versetti, Emerson Cronhal, Gisele Aline Feraboli, Elisangela Favaretto e Micheli Tonezer