Encantado RSS Eventos Destaques

Encantado recebe Revezamento da Tocha Olímpica nesta terça-feira

????????????????????????????????????
Tocha passará na frente da Igreja (Foto: Michele Tonezer)

A chama olímpica está percorrendo todo o país com a missão de propagar o espírito olímpico de respeito e amizade entre os povos e de valorização do esporte. Amanhã (05) será a vez de Encantado receber o Revezamento da Tocha Olímpica. A partir das 9h iniciará a movimentação no Centro do município, para a recepção do comboio que deve chegar às 9h44min. Dez pessoas conduzirão a Tocha Olímpica por aproximadamente 200 metros. O Comitê Olímpico Rio 2016 liberou alguns nomes: Antonio Martins Dos Reis indicado pelo Bradesco, Anapaula Gotardi indicada pela Coca-Cola, Bruno Alexander Paré Gonçalves Dos Santos indicado pela Coca-Cola, Sandro Ben Hur Gonçalves Do Nascimento indicado pela Nissan, Fernando Torres de Souza indicado pelo parceiro Rio 2016 e Markus Hohn indicado pelo parceiro Rio 2016.

A tocha Olímpica será acesa pela primeira vez na Rua Padre Anchieta, esquina com a Rua Olívio Dalpasquale, em frente ao Posto Itálians, dando início ao revezamento que seguirá o seguinte roteiro: Rua Padre Anchieta até a Rua Duque de Caxias, na esquina do Bradesco, sobe até o Rua Barão do Rio Branco, onde segue pela Rua Júlio de Castilhos até o Hospital Beneficente Santa Terezinha, passa pela Rua Coronel Sobral e sobe a Rua Monsenhor Scalabrini até a Praça da Bandeira.

Na Praça haverá a celebração com a apresentação da Orquestra Municipal, do tenor mirim Vitor Delazeri Fernandes, entrega dos certificados do concurso de redação Educa RS e atividade física com aulão de ginástica. Caso o tempo colabore, está previsto a presença de paramotores “no céu” de Encantado. Ainda na Praça, a APAE terá barraquinhas com venda de lanche e bebidas.

PROGRAMAÇÃO:
9h – Início da programação com a distribuição de viseiras para o público presente, organização de todos os grupos, entidades e público no trajeto. Está prevista também a participação de Mascotes de empresas, grupos e entidades encantadenses.
9h39min – Chegada do comboio “Esquenta” com os veículos dos patrocinadores Bradesco, Coca-Cola e Nissan.
9h44min – Início do Revezamento da Tocha Olímpica.
10h05min – chegada na Praça da Bandeira para a celebração.

Condutores
Três estudantes serão as anfitriãs da chama olímpica em Encantado. Elas tiveram seus textos selecionados através de um concurso de redação promovido pelo MEC. As estudantes pertencem ao Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini, que foi selecionado por ter o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas de Encantado. O tema da redação foi “Os Valores Olímpicos”. As estudantes selecionadas foram: Emily Nicole Gebing Pinheiro do 8º ano, Júlia Martini Dalmoro do 3º ano do Ensino Médio e Larissa Klunck Veronese do 9º ano.

Elas acenderão a chama Olímpica no início do Revezamento e passarão a tocha ao primeiro condutor e o acompanharão pelo percurso de aproximadamente 200 metros até o condutor seguinte.

Além delas, a publicitária encantadense Anapaula Gotardi (34) também foi selecionada na promoção da Coca-Cola “Isso é Ouro”. A Coca-Cola é uma das patrocinadoras master do evento e selecionou 2400 condutores por meio desta promoção. A Coca-Cola não procurava atletas e sim pessoas com histórias de vida genuínas e inspiradoras, que contagiassem o próximo. “Quando criança, morei em Porto Alegre e lá fui atleta da ginástica olímpica, treinava 6h por dia, quatro vezes por semana. Porém tive que parar, pois quando vim morar em definitivo em Encantado aos 14 anos não tinha mais como praticar. Depois joguei capoeira, futsal e vôlei por muito tempo. Recentemente, fui secretária municipal de Desporto por mais de quatro anos e lutei muito por diversas modalidades. Acredito que o esporte seja uma das melhores ferramentas para mudar o mundo, juntamente com a educação. Ele traz consigo princípios, respeito e disciplina. Porém, em nosso país, ainda falta muita infraestrutura para a prática esportiva, incentivo e verbas específicas para este fim”, comenta Anapaula.

De Campo Bom, virá o senhor Antonio Martins Dos Reis, que tem uma história longa no esporte gaúcho. Ele já jogou num time gaúcho, parou por algum tempo, mas aos 60 anos foi inscrito numa corrida tomando gosto pelo esporte. Atualmente aos 74 anos  não é só maratonista, mais ultra maratonista que corre 48 horas, está no guines book como campeão no Brasil e no mundo.  Antônio foi indicado pelo Bradesco. Os condutores indicados pelo Banco, não puderam se auto indicar, eles foram indicados por terceiros.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Encantado