Educação Encantado RSS

Encantado receberá projeto de sustentabilidade

Encantado 15.07.16
Reunião ocorreu na última sexta-feira (Foto: Divulgação)

Educar para transformar. É com este objetivo que a AES Sul levará à Encantado seu projeto de construção de saberes para a sustentabilidade. Desde 2012, o AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar movimenta alunos e educadores da rede pública de ensino dos municípios da área de concessão da empresa em uma proposta educativa sobre energia, água, resíduos e mobilidade.

A partir de setembro, o terceiro ciclo do projeto percorrerá os 118 municípios atendidos pela AES Sul, com uma nova estrutura e novas atividades. Detalhes para a realização do AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar em Encantado foram acordados na sexta-feira (15), em reunião realizada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Participaram do encontro a secretária de Educação e Cultura, Roseli Técia Mottin Soares, as coordenadoras pedagógicas Jaqueline Echer e Lisiane Christi, o coordenador de atendimento corporativo e poder público da AES Sul, Cristiano Guedes da Silva, Adriana Becker Seidel, da área de atendimento corporativo e poder público da AES Sul e Cleusa Silveira, do núcleo de produção da Axis Mundi, empresa executora do projeto.

Um grande círculo para a encenação da história “Inventário de Seres e Coisas”, jogos e dinâmicas sobre o destino correto do lixo, consumo consciente de água, mobilidade e uso seguro e eficiente de energia elétrica integram as atividades que serão apresentadas no município nos dias 5 e 6 de outubro.

Na ocasião, serão entregues materiais didáticos para fomentarem a continuidade do trabalho nas escolas. A Revista do Professor traz textos e sugestões de atividades para serem desenvolvidas nas instituições. A Revista do Aluno apresenta atividades para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e o CD contém a trilha sonora e narrativa do espetáculo teatral, o jogo “O Desafio de Gaia” e o material didático em formato digital.

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da AES Sul e alinhado à Plataforma de Sustentabilidade da AES Brasil, o projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar tem como objetivo principal contribuir com o crescimento da consciência ambiental dos seus participantes, bem como sensibilizá-los a levarem para o seu dia a dia hábitos favoráveis ao meio ambiente.

Até setembro de 2017, o terceiro ciclo do projeto realizará 300 ações educativas gratuitas, promovidas em dois momentos: nos Seminários Regionais – capacitações específicas para os educadores –, e nas Ações – momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para alunos e professores do ensino fundamental, e realizados em cada uma das cidades contempladas. Mais de 204 mil pessoas participaram das 503 ações realizadas em 79 cidades nos dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015).

Sobre a AES Sul

Distribui energia elétrica para cerca de quatro milhões de gaúchos em 118 municípios da região Centro Oeste do Rio Grande do Sul, onde está presente há 18 anos. Fornece 30,4% da energia consumida no estado, incluindo regiões urbanas e rurais. Para fornecer energia confiável, segura e sustentável para o bem-estar de milhões de pessoas e para o desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul, possui uma força de trabalho que se dedica diariamente a fazer sempre melhor e mais rápido. Está atenta às necessidades de seus clientes e demais públicos de relacionamento e tem consciência da importância do foco na sustentabilidade.

Sobre o Programa de Eficiência Energética

Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), desenvolve projetos para combater e evitar desperdícios de energia elétrica junto aos clientes, sejam eles indivíduos ou organizações. Seguindo uma determinação da ANEEL, destina 0,5% da receita líquida anual para essa finalidade. Promove o uso eficiente da energia elétrica por meio da regularização de ligações informais em comunidades de baixa renda – no programa Transformação de Consumidores em Clientes – e de projetos educacionais com foco no consumo consciente, como o AES Sul na Comunidade e o Recicle Mais, Pague Menos.

Texto: Ascom AES Sul