Saúde RSS Estrela

Encontro de câmbio promove integração entre grupos de cinco cidades

Jogos reuniram cerca de 130 pessoas (Foto: Bruna Nunes Braun)
Jogos reuniram cerca de 130 pessoas (Foto: Bruna Nunes Braun)

Aos 81 anos, as amigas Leonilda Soares França e Wilma Fumegali, moradoras do Bairro das Indústrias, em Estrela, mostram que não há idade para a prática esportiva. Junto com mais 130 pessoas elas participaram, na última semana, do Encontro Regional de Câmbio, promovido pelo núcleo do Projeto Vida Saudável do Bairro das Indústrias, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). “Aqui ninguém é velho. Só tem que ter vontade de participar”, brinca Wilma, que pratica o câmbio duas vezes por semana. “Se a gente fica em casa não sabe o que fazer. Aqui a gente se distrai, faz novas amizades”, completa.

João Arez de Oliveira (61), também morador do Bairro das Indústrias, que há alguns anos sofreu um AVC, não deixa de acompanhar as atividades. Atualmente ele não está jogando, mas mostra seu entusiasmo por participar da integração junto com os demais. “Sempre que posso venho aqui acompanhar”, conta.

O evento contou com a participação de 11 equipes, sendo duas do Bairro das Indústrias, uma do Bairro Boa União e uma de Linha Wink, todas de Estrela, e ainda dos municípios de Poço das Antas, Teutônia, Westfália e Lajeado. Conforme Leonora Ren Mallmann, da organização do encontro, o objetivo maior é promover a integração, momentos de recreação e lazer entre os participantes. Tanto que não há classificação ou premiação para as equipes. O grupo do Bairro das Indústrias, segundo ela, já havia participado de evento semelhante em Poço das Antas e a partir daí também resolveu promover uma integração, realizada com sucesso na sede da Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias.

O câmbio é um jogo de voleibol adaptado. As equipes são formadas por 12 jogadores, sendo nove titulares e três reservas. A recepção será com bola presa, podendo ser executados no mínimo um e no máximo três passes, quando a bola deve ser arremessada para o lado adversário pelo jogador que ocupar a posição central, que dará a ordem de câmbio.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Estrela