Cultura Melhor Idade Lajeado

Encontro de grupos de danças alemãs reúne idosos de 10 municípios em Lajeado

Na quarta-feira, 12/06, a Associação Esportiva São Bento recebeu centenas de idosos durante o Encontro Regional de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Idosos. O evento foi realizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e pelo grupo anfitrião, “Dançando se vive”, de Lajeado. A vice-prefeita Gláucia Schumacher e o titular da Secel, Carlos Reckziegel, prestigiaram o evento.

O grupo lajeadense estreou o novo traje típico no encontro e recebeu outros grupos de danças alemãs das cidades de Arroio do Meio, Colinas, Westfália, Estrela, Marques de Souza, Vale Real, Nova Petrópolis, Ivoti, Santa Cruz do Sul e também do Estado do Paraná, da cidade de Santa Helena.

Diversão e integração marcaram o evento durante todo o dia. Para a professora do grupo “Dançando se vive”, Vânia Purper Worm, a ação teve como objetivo resgatar a cultura alemã por meio da dança, manter os idosos ativos e compartilhar experiências. O evento acontece duas vezes por mês em diferentes cidades. “Coordeno o grupo de Lajeado desde o início, em 1997. Desde então, já participamos de centenas de encontros, pois além de resgatar a cultura germânica, transforma de forma positiva a vida desses idosos”, conta Vânia.

Hoje, são 27 mulheres que integram o grupo “Dançando se vive”, vinculado ao Projeto Conviver. O grupo se reúne semanalmente para ensaiar no auditório da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas).

 

 

Assessoria de Imprensa de Lajeado