Eventos Estrela

Encontro de trabalhadoras rurais e roda de conversa abrem programação do Multimulher

Fim de semana terá Arte na Escadaria e a Corrida e Caminhada Só Elas
O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, 8 de março, marca o início da programação do XIII Multilmulher, em Estrela. O Encontro das Trabalhadoras Rurais, evento programado pela Regional Sindical do Vale do Taquari, em Teutônia, obedecendo a um rodízio de municípios, deve reunir cerca de 1.100 mulheres das 23 cidades que fazem parte da regional. O evento se inicia às 9h, na sede da Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru. 
Além de confraternização, o encontro será também um momento de debate e reflexão sobre a história das mulheres trabalhadoras rurais e a atual conjuntura. A abertura oficial está marcada para as 10h, com pronunciamento de autoridades. Logo após uma comitiva dos sindicatos rurais se deslocará até a Prefeitura de Teutônia e a agência do INSS para entregar uma pauta do movimento sindical, que destaca, entre outros pontos, a aposentadoria para as mulheres. 
Ainda pela manhã haverá participação do Conselho da Mulher de Teutônia, que abordará a violência contra a mulher, apresentação de vídeo sobre a história das mulheres trabalhadoras rurais e uma análise da atual conjuntura, com a participação de representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag/RS). Ao meio-dia haverá almoço e à tarde haverá um baile para o encerramento do encontro.
 
Roda de Conversa 
Ainda nesta sexta-feira (08) a programação do Multimulher segue com um encontro na Faculdade La Salle, em Estrela. “O empoderamento das mulheres”  é o tema de roda de conversa com a delegada Márcia Scherer e a advogada Patrícia Busnello, a partir das 14h. Aberto a todas as interessadas, o encontro terá também atividades como noções de defesa pessoal e dança. A organização é da Secretaria Municipal da Saúde. 
 
Final de semana
No sábado, das 10h às 18h, será realizada mais uma edição do Arte na Escadaria, na Rua Arnaldo José Diel, junto à escadaria do Rio Taquari. Contará com estandes e exposições de todos os parceiros do Multimulher e do próprio movimento cultural.
E no domingo, dia 10, ocorre a 5ª Só Elas/ Rola Moça – Corrida, Caminhada e Kangoo, com largada às 9h do Parque Princesa do Vale. São mais de 700 inscritas no evento, que tem na organização a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). 
O Multimulher é uma realização do Governo de Estrela, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Faculdade La Salle, Arte na Escadaria, Associação de Mulheres Estrelenses (Ame), Emater/RS, Lions Clube, Rotary Club, Hospital Estrela, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Apae e Câmara de Vereadores. Tem apoio da Loja Pezzuti, Ótica Lauro e Diersmann Assistência Familiar. 
 
 
Texto: Paulo Ricardo Schneider
Departamento de Comunicação e Marketing
Prefeitura de Estrela