RSS Santa Clara do Sul Rural - Agricultura

Encontro diocesano incentiva a agroecologia

Centenas de agricultores e agricultoras familiares, jovens e autoridades lotam o Clube Esportivo (Foto: Rafael Simonis)
Centenas de agricultores e agricultoras familiares, jovens e autoridades lotam o Clube Esportivo (Foto: Rafael Simonis)

Com o objetivo de estimular a produção agroecológica, a preservação do meio ambiente e a alimentação mais saudável, o 17º Encontro Diocesano de Sementes Crioulas reuniu centenas de agricultores e agricultoras familiares, jovens e autoridades na quarta-feira, dia 12, no Clube Esportivo, em Santa Clara do Sul.

A programação contou com a bênção das sementes realizada pelo bispo Dom Aloísio Dilli, apresentação de experiências de produtores rurais, amostra e troca de sementes e momento cultural com talentos locais. Outro destaque foi a apresentação do projeto piloto de agroecologia de Santa Clara do Sul, cujo lançamento ocorreu no dia 29 de junho.

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, o Encontro Diocesano das Sementes Crioulas vem ao encontro da proposta do município de produzir alimentos orgânicos, sem o uso de agrotóxicos. “A ideia é de que em setembro de 2018, Santa Clara do Sul passe a ser a Cidade das Flores e dos Alimentos Saudáveis”, destacou.

O 17º Encontro Diocesano das Sementes Crioulas foi organizado pela Ação Social Diocesana de Santa Cruz do Sul, Comissão Pastoral da Terra Diocese de Santa Cruz do Sul, Paróquia São Francisco Xavier e Comissão Pastoral da Terra-RS.

Balões espalham saúde
As crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) soltaram balões nas cores do município com sementes crioulas. O ato simbólico tem como finalidade espalhar a ideia pela comunidade, dentro da proposta do governo municipal de incentivo à produção orgânica, melhorando a qualidade de vida com uma alimentação mais saudável.

Texto: Ascom Santa Clara do Sul