Encantado Rural - Agricultura

Encontro em Encantado aborda Alimentos Orgânicos e Saúde do Consumidor

Voltado especialmente para o consumidor, evento buscou a reflexão e a discussão sobre o tema

Com o objetivo de discutir a importância do consumo de alimentos orgânicos para a saúde do consumidor e para o meio ambiente, a Emater/RS-Ascar e a Câmara de Vereadores de Encantado realizaram nesta quinta-feira (03/10), o primeiro Encontro de Alimentos Orgânicos e Saúde do Consumidor. Ocorrida na sede da Câmara, a atividade contou com palestras, painéis, relatos de experiências e oficinas em que a alimentação saudável e a produção livre de agrotóxicos, de forma sustentável e com respeito ao meio ambiente, foram amplamente debatidas.

Responsável pela palestra “Alimentação saudável?”, a nutricionista da Emater/RS-Ascar, Tatiane Turatti, discutiu a padronização do atual modelo alimentar, a partir do consumo excessivo de “comida” ultraprocessada. Em sua fala, mencionou nas mudanças culturais e no monopólio de um modelo industrial que reduz a biodiversidade alimentar. “Nesse sentido, o modelo de produção orgânica confere autonomia dos agricultores, reconecta o produtor com a natureza de forma sustentável e ainda desenvolve o mercado na esfera local, a partir da comercialização direta”, salienta.

Outros temas como cultivo de sementes crioulas, transição agroecológica, transgênicos, agricultura empresarial x agricultura camponesa e doenças decorrentes da má alimentação foram abordados por Tatiane. A fala da nutricionista dialoga, de muitas formas, com outras, como a do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Eduardo Mariotti Gonçalves, que realizou o painel “Alimentos Orgânicos: Como Identificar?”. Nele abordou desde o conceito de orgânicos, até as leis que baseiam as certificações de produtores que não usam agrotóxicos e as formas de identifica-los nas prateleiras dos mercados.

Como complemento de sua fala, foram apresentadas oficialmente as cinco famílias de agricultores que integram o Organismo de Controle Social (OCS) Encantos da Terra, que, no mês de junho receberam oficialmente da Comissão de Produção Orgânica do Rio Grande do Sul (CPOrg/RS) – órgão liado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) –a declaração de cadastro de produtor agroecológico, que habilita a comercialização de orgânicos diretamente ao consumidor em feiras e por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Integrantes da OCS, o casal João Bresolin e Sílvia Toni é responsável pelo Sítio Encantado na localidade de Lajeadinho. Produtores de alimentos “limpos” há mais de 15 anos, cultivam em sua propriedade hortaliças e frutas diversas da estação, além de temperos, chás e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), que são vendidas em cestas diretamente para o consumidor. “Para nós o cultivo saudável é motivo de orgulho, especialmente quando percebemos a satisfação dos consumidores”, avalia Sílvia. “Foi um hobby, que se tornou uma paixão, até se transformar em um comércio”, completou Bresolin.

O evento foi fechado com debate sobre a Lei Municipal de Alimentos Orgânicos na Alimentação Escolar, apresentada pelo vereador Luciano Moresco e com oficina sobre hortas urbanas e dicas para a produção com respeito ao meio ambiente e, consequentemente, os consumidores, cultivados por meio de métodos que não utilizam agrotóxicos, transgênicos ou fertilizantes químicos – esta última também ministrada pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Eduardo Mariotti Gonçalves.

Participaram da atividade autoridades como o vice-prefeito de Encantado Enoir Cardoso, o representante da Câmara de Vereadores Airton Gomes, e o supervisor da Emater/RS-Ascar Cezar Burille, além dos extensionistas da entidade Lauro Bernardi, Marcos Schäfer e Higor Barcellos. Promovido pela Emater/RS-Ascar e pela Câmara de Vereadores, o Encontro teve ainda o apoio da Prefeitura de Encantado por meio da Secretaria de Agricultura, Núcleo de Estudos em Agroecologia, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e Secretaria da Educação, além da OCS Encantos da Terra.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald