RSS Geral Bom Retiro do Sul

Encontro municipal reúne artesãos de Bom Retiro do Sul

Em torno de 50 pessoas participaram do evento (Foto: Divulgação)
Em torno de 50 pessoas participaram do evento (Foto: Divulgação)

O auditório da Prefeitura de Bom Retiro do Sul foi o palco para o primeiro Encontro Municipal de Artesãos, realizado na tarde de quinta-feira (23). Com o tema “Geração de renda, resgate cultural e qualidade de vida”, o evento contou com a participação de 50 pessoas – entre elas artesãos, feirantes e integrantes das oficinas do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). O objetivo da atividade foi possibilitar a união dos grupos e o estímulo à produção, por meio de atividades lúdicas, com vistas a promover a saúde mental, a autoestima, o bem-estar social e a qualidade de vida.

Promovido pela Emater/RS-Ascar, com o apoio da Prefeitura e de suas secretarias, o encontro foi aberto com apresentação artística e cultural das escolas Anita Ferreira Moraes e Brasília. Em seguida o artesanato foi o tema de palestra realizada com a assistente técnica regional da área Social da Emater/RS-Ascar, Elizangela Teixeira, que abordou o assunto “Resgatando e valorizando a cultura local”. A etapa seguinte envolveu os representantes da Associação de Artesãos de Marques de Souza, que falaram da experiência do grupo na organização, produção e comercialização do artesanato.

Como forma de discutir questões relevantes que nortearão o trabalho com o artesanato no município, os participantes do encontro foram divididos em três grupos, que servirão de base para a construção do próximo evento, que será realizado no segundo semestre, em data a ser definida. Perguntas orientadoras como “O que temos para alavancar o artesanato no município”, “Como gostaríamos de ver o artesanato em Bom Retiro do Sul daqui a dez anos” e “Como podemos aliar o turismo (cultural e gastronômico) e o artesanato em nosso favor” foram respondidas pelos envolvidos.

Texto: Ascom Emater