RS Educação RSS Estrela

Encontro na escola integra crianças e familiares

Hora do Conto, com obras de Jonas Ribeiro, atraiu a atenção de todos (Foto: Emei São João/Divulgação)

Uma noite diferente na última quinta-feira (09) mudou a rotina das cerca de oitenta crianças atendidas pela Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) São João, localizada na Rua General Osório, no Bairro Oriental, em Estrela. A realização do Encontro da Família levou familiares até a escola para uma série de atividades em conjunto com os pequenos visando a integração, construção de conhecimentos e a divulgação de experiências de aprendizagem relacionadas à 8ª Feira do Livro de Estrela. A escola vem desenvolvendo propostas com vivências literárias, através do lúdico e da fantasia, para ampliar as formas de expressão no seu projeto anual: “Uma festa literária com foco na diversidade”.

A noite iniciou com mais uma edição da “Hora do Conto”, projeto que tem sido desenvolvido nas escolas do município e busca apresentar diferentes maneiras de contar e encenar histórias, e assim incentivar o gosto pela literatura e a leitura desde os primeiros anos. Na Emei São João foram apresentados contos do autor Jonas Ribeiro, escritor que já veio a Estrela para ações introdutórias à Feira do Livro e estará novamente presente na programação oficial do evento em outubro. Depois, baseadas nesta atividade, foram realizadas oficinas onde famílias e crianças construíram trabalhos com materiais alternativos.

A diretora Joice Helena Ludwig explica a proposta. “Estamos desenvolvendo o Projeto: Diversidade Literária, proporcionando experiências literárias, como forma de fazer com que a literatura, das mais diversas maneiras, esteja presente no dia a dia das crianças, façam parte da sua rotina e de seus familiares”, diz. “Isso vai fazer uma significativa diferença no processo de aprendizagem deles. Só o fato de virem à escola em horário alternativo, na presença da família, para atividades em conjunto, colabora neste processo”, destaca a diretora Joice. Mais informações pelo 3981-1070.

Texto: Ascom Estrela